Acontece na manhã desta quarta-feira (22/12) um blitz educativa no centro de Conselheiro Lafaiete para conscientizar a população sobre a lei municipal que proíbe a soltura de fogos de artifícios (foguetes). A blitz acontece próximo ao Terminal Rodoviário municipal a partir das 10h.
Nos últimos anos, se intensificou o debate sobre essa tradição. O som do foguete gera grande incômodo em parte da população, como pessoas no espectro autista, bebês, pessoas em hospitais, idosos, além de incomodar os animais de estimação.
A lei sofreu uma alteração a partir de um trabalho do vereador Pedro Américo (PT). Agora, os estabelecimentos comerciais que vendem produtos deste tipo precisam manter placas que avisam sobre a lei. O consumidor precisa ser informado que pode até comprar, mas não para soltar este tipo de foguete em Lafaiete. Mas é grande a dificuldade de fiscalização, identificação e punição para quem descumpre a determinação.
A vereador Damires Rinarlly (PV) comentou sobre a blitz: “É muito importante que tenhamos a consciência sobre essa lei porque ela também impõe multas às pessoas que a descumprem, como por exemplo, para pessoas físicas a multa é de aproximadamente R$ 2.000,00 (dois mil reais) e para pessoas jurídicas a multa é de aproximadamente R$ 3.400,00 (três mil e quatrocentos reais). É importante que as pessoas tomem conhecimento, também para evitar as multas e pensar no próximo. A soltura destes fogos de artifícios causa, até mesmo na pessoa autora, o risco de acidentes como amputamento de membros”, destaca a vereadora.
