
A AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba adquiriu um novo equipamento topográfico para atender os municípios da região.
Trata-se de um receptor GNSS A90, trazendo projetos compactos e mais produtivos, com rastreio simultâneo de satélites coletando os dados automaticamente durante o levantamento, com precisão de milímetros. O equipamento faz levantamentos tanto para georreferenciamento quanto para trabalhos do dia a dia. É um modelo de última geração, trabalhando com o sistema NTRIP, que utilizando um chip com internet no aparelho, tem a correção automática do satélite em tempo real.
Os serviços de georreferenciamento são obrigatórios tanto para imóveis e terrenos estabelecidos em zona urbana, quanto aqueles em zona rural. De forma geral, os serviços de georreferenciamento visam atender às legislações federal, estadual e municipal, identificando as coordenadas geográficas do imóvel, com a localização espacial precisa, sua área e o seu formato. Essas informações são necessárias para a regularização ou o licenciamento de um imóvel. No caso de imóveis rurais, existe ainda a exigência de certificação pelo INCRA.
Esse equipamento atenderá de forma rápida e precisa tanto na questão de regularização fundiária, quanto na regularização ambiental.
A AMALPA é presidida pelo prefeito de Congonhas, Cláudio Antônio, tendo como Secretário Executivo Claudionei Nunes.
Fonte e foto: Amalpa.