A escritora lafaietense Graça Lucioli lança neste sábado (18/12) seu primeiro livro: “Sonho tecido em versos”. A obra mescla poesia e prosa, ao estilo mineiro.
Graça Lucioli reafirma a tradição da boa poesia e prosa de Minas Gerais. O livro foi produzido pela Lesma Editores e o lançamento está será na Basílica do Sagrado Coração de Jesus, na Praça Sagrado Coração de Jesus, 8, no bairro Chapada em Conselheiro Lafaiete. O evento é em consonância com a programação da Basílica e acontece conjuntamente com a missa das 15 horas. Logo após a missa a autora estará autografando seu livro no hall de entrada do Santuário.
A autora afirma que “Sonho tecido em versos” é uma chamada afetiva para uma nova realidade possível em tempos tão complexos. Segundo ela, a poesia sempre estará entre nós para cumprir seu principal objetivo: iluminar o coração das pessoas e florescer um espírito de solidariedade.
No dia 21 de dezembro, terça-feira, o livro estará sendo relançado no Rodamoinho (CEPROI), juntamente com as oficinas de poesia junto ao grupo Lesma, às 10 horas da manhã.
Quem é Graça Lucioli
Graça Lucioli é o codinome de Maria das Graças Sana Lucioli Simões. Educadora, advogada, pianista e escritora. Tanto pelo lado paterno, quanto pelo materno, a autora é filha de duas das famílias mais tradicionais de Conselheiro Lafaiete, tendo suas tradições culturais ligadas à música, literatura e, principalmente, ao ramo da educação.

Nasceu em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais e sua trajetória de vida se confunde com as venturas escolares, como aluna e professora. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete, também se emancipou pelo caminho da legislatura. Mas a música e a literatura têm morada perene em seu coração de artista. Múltipla e una: descobrir variações e possibilidades é a sua vocação. Unificar as variantes numa só toada é o seu talento.
Residindo entre Minas Gerais e São Paulo, foi tecendo as bases de sua família como uma tapeçaria especial. Como professora escolheu a Língua Pátria para multiplicar o conhecimento. A musicista compôs, entre outras peças, o hino da Escola Municipal Nilce Moreira e nas das Antologias Lafaiete em Prosa e Verso resplandeceu textos e poemas, indo do memorialismo ao emocional. E assim, desfilando entre a tradição e a modernidade, entre o múltiplo e o singular, foi tecendo sonhos com as linhas irrequietas dos seus versos.
Um poema de Graça Lucioli
Cidade Natal
Velha cidade
Igrejas seculares
Ruas sem idade
Casas com pilares!
Famílias abrigas,
Grandes altaneiras,
Berço de amigas
Civilizações mineiras!
Capela de escola,
Colégio de freiras,
Retiro e bola…
Meninas namoradeiras!
Jardim e praça,
Passeio e flores
Juvenis taças
De vinhos e amores!