Vem pra cá Heineken!
Você já deve ter visto esta expressão nos últimos dias. Dezenas de cidades mineiras estão em franca campanha para atrair a cervejaria, que desistiu de montar uma fábrica em Pedro Leopoldo. Desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda são os principais atrativos para que s municípios disputem a instalação. Nesta disputa as redes sociais foram inundadas por campanhas publicitárias, inclusive da nossa região como é o caso de Ouro Branco, que afirma que a cidade da batata, do ouro, do aço e as pessoas, pode também ser a cidade da cerveja.

Lafaiete
Mas…E Lafaiete? O que tem feito para entrar nesta disputa? O secretário de Desenvolvimento Econômico, diz que a administração municipal está se movimentando também. Rafael Lana, afirma que a administração municipal também está se movimentando para atrair o empreendimento: “Tão logo nós tomamos conhecimento desse embargo, nós acionamos o INDI que é a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais e fizemos nossa manifestação de interesse. Temos um canal permanente de contato com o INDI, onde estamos sempre buscando captar investimento para o município. Lafaiete é o único município do estado onde o INDI tem assento no Conselho de Desenvolvimento Econômico e nós integramos uma plataforma chamada INDIMap que consiste em um grande banco de dados das áreas públicas e privadas com potencial para receber investimento. Com essa desistência da Heineken de se instalar em Pedro Leopoldo, prontamente o prefeito Mário Marcus tomou providências para reforçarmos nossa manifestação de interesse na atração do investimento para Lafaiete”, disse o secretário, em entrevista ao Jornal Falado Carijós.
Rafael Lana destaca que, as exigências são muitas para receber o investimento. Por exemplo, é necessário que haja uma área de 1,5 milhão de metros quadrados e disponibilidade hídrica com vazão de pelo menos 5.000 metros cúbicos por hora.
A expectativa é que o investimento da cervejaria seja de quase R$ 2 bilhões e que gere diretamente 350 posto de trabalhos diretos. Além disso, a presença da empresa aquecerá a economia do município onde será instalada e gerará oportunidade de negócios.
Vereador
O vereador Vado Silva (DC) usou as redes sociais para pregar a união de esforços para Conselheiro Lafaiete entrar nesta disputa pela cervejaria. “É momento de esquecer a política partidária e unirmos forças para chegar aos nossos senadores, Anastasia, Carlos Viana, o Rodrigo Pacheco e ao nosso governador. Chega de vir aqui buscar votos. Nós precisamos nesse momento de todos”, disse.
A Heineken anunciou que deve divulgar a nova cidade que será sede da fábrica no início de 2022.