A Escola Estadual Barão de Congonhas foi municipalizada após adesão ao projeto Mãos Dadas, do governo de Minas Gerais. Com a aprovação do repasse de recursos pela Câmara de Vereadores, a unidade, que atende alunos do Ensino Fundamental 01 (com turmas do 1º ao 5º ano), agora integra o quadro da rede municipal de ensino, já com processo de transição em andamento.
De acordo com o secretário adjunto de Educação de Congonhas, Rodrigo Mendes, haverá aumento na oferta de vagas para aquela escola em 2022. As matrículas ocorrerão junto com toda a rede municipal (de 15 a 21 de dezembro).

Servidores da Secretaria de Educação receberão estas matrículas na escola Barão de Congonhas. Ao mesmo tempo, os alunos atualmente matriculados e que desejarem continuar naquela unidade terão matrícula garantida para o próximo período letivo.
Atualmente, a Barão de Congonhas conta com 289 alunos (média), todos ainda da rede estadual. A expectativa é de aumentar em 40% a oferta de vagas, isso porque a unidade possui salas que conseguem abrigar um número maior de alunos, ao mesmo tempo que fica em área central de Congonhas.
A Secretaria de Educação vai remanejar servidores efetivos, contratados e serviços terceirizados para garantir o bom funcionamento da escola a partir do próximo ano.