Aconteceu nesta quinta-feira (09/12) no Teatro Municipal, logo após a sessão ordinária da Câmara de Vereadores, a solenidade de entrega de Moções de Aplauso. A honraria foi concedida a pessoas e entidades que atuam com destaque no engrandecimento da cidade.

Entre os homenageados estiveram o Projeto Roda Moinho, Projeto Matemática e Solidariedade, Central da Solidariedade (25 anos), Asilo Doutor Carlos Romeiro (45 anos), Irmandade Santo Antônio de Queluz (150 anos), além de diversos profissionais como médicos, professores, artistas, atletas e empresários.
Reconhecimento e crítica

Ao final, o vereador presidente saudou a todos. João Paulo Fernandes Resende (DEM) fez menção especial à Vivian França Barbosa de Castro. Em julho ela, que era gerente do hospital de campanha, foi exonerada . A demissão foi duramente criticada por diversos vereadores e associada à participação de Vívian como depoente na CPI da Covid-19.
João Paulo exaltou a competência da ex-servidora: “Sabemos o quanto você foi injustiçada, a gente sabe da sua competência. Você pode ter certeza que esta Casa tem ciência de tudo o que você fez para ajudar. Nosso muito obrigado em nome do Poder Legislativo, em nome da população de Conselheiro Lafaiete, o nosso muito obrigado pelos serviços prestados no hospital de campanha de nossa cidade. A justiça dos homens pode falhar, mas a de Deus não falha. A senhora hoje consegue dormir o sono dos justos […]”, destaca o vereador.
A moção contém os seguintes dizeres:
À senhora Vivian França Barbosa de Castro.
O reconhecimento do Poder Legislativo do Município de Conselheiro Lafaiete pelos relevantes serviços prestados à comunidade e por sempre ter demonstrado integridade, bom senso e lucidez no desempenho de suas funções.