
Um filhote de raposa, atropelado, foi salvo graças a ação de um grupo de pessoas que se mobilizaram e iniciativa de socorro do radialista Sérgio Dourado (Mega FM) salvou a vida de um filhote de raposa no final do mês de novembro. A história foi contatada por ele ao Fato Real.
Segundo o radialista, ele voltava do trabalho, por volta das 22h do sábado (27/11) e conduzia seu carro pela MG-442, que liga a cidade de Belo Vale à BR-040, quando observou, às margens da rodovia, um animal caído, sem inicialmente identificar qual seria a espécie.
Sensibilizado com a cena Sérgio parou o carro para salvar o animal, quando percebeu ser um filhote de raposa. Apesar de imaginar que o animal já estava morto, fez o seu recolhimento para colocá-lo em um local que ele chama de “santuário”, onde dá descanso digno aos animais mortos em beira de estrada; no entanto para sua surpresa chegando em casa percebeu que a raposa apresentava sinais vitais.
Sérgio relata que ele e o filho César Dourado tentaram ajuda de outras pessoas e órgãos competentes. No entanto, foi informado que não há resgate de animais silvestres na área. Para alívio de todos, o vereador Vanderlei que tem longa história na cidade como protetor de animais e Angelita Menezes, também protetora, zelaram pela vida do filhote de raposa até que fosse feita a transferência para a clínica Mundo Animal, onde o Dr. Fred atendeu o caso.

Atropelamento
Foi descoberto que a raposa quebrou parte do quadril, mas não a coluna, provavelmente em virtude de um atropelamento.
O animal foi medicado e respondeu bem ao tratamento. O exame encefálico mostrou que houve uma quebra do crânio, mas os movimentos não foram afetados.
Atualmente, o animal já está conseguindo se alimentar de carne e será resgatada e monitorada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) para readaptação e posterior soltura no habitat natural.

Segundo os especialistas, a chance de sobrevivência é muito grande, uma vez que foi socorrida e recebeu tratamento profissional. “Nós a batizamos com o nome de Fox, que em inglês significa raposa. É uma pequena raposa”. Tomara que ela cresça, reproduza e tenha muitos filhotes. Se não fossem as boas pessoas animais como este morreriam porque o estado não tem condições de arcar com resgate de animais silvestres selvagens”, finaliza Dourado.
Em vídeo o vereador Vanderlei Eustáquio Ferreira, o “Vanderlei dos Animais” se diz emocionado com este resgate. Confira abaixo.