O grupo “Voluntários Anônimos”, criado em 2016 tem desenvolvido um trabalho silencioso em Conselheiro Lafaiete, mas que já impactou a vida de 50 famílias do município.
Composto por pessoas que optam por manter a discrição, o grupo tem o objetivo de reformar casas em situação de risco e construir moradias para a população de baixa renda e em vulnerabilidade social. Até o momento, dez casas já foram construídas integralmente.


A principal fonte de recursos do Voluntários Anônimos é o seu Bazar Beneficente, que é realizado por uma equipe de voluntários em um espaço cedido ao grupo no centro da cidade. Atualmente, os bazares acontecem às terças-feiras, das 13 às 17 horas, na rua Tavares de Melo, nº 93.

Segundo o grupo, o bazar gera benefícios triplamente. Primeiro, para os clientes, que acham produtos usados de ótima qualidade e preços baixos. Segundo, para as famílias contempladas com as reformas ou construções das casas, que têm sua qualidade de vida transformada. Terceiro, para os próprios voluntários, que ganham a satisfação de ver o resultado de seus esforços chegar a quem necessita muito de ajuda.

Para a continuar a realizar seus bazares, o grupo Voluntários Anônimos está precisando de doações de roupas, calçados, utensílios domésticos, artigos de decoração, brinquedos, etc. Os pontos de entrega são:
- Bazar: na rua Tavares de Melo, 93 (às terças-feiras, das 13 às 17 horas);
- Loja Dental 3D: na rua Tavares de Melo, 130;
- Eletro Center: na rua José Nicolau de Queirós, 10 no centro e na rua Arthur Bernardes, 1018, no bairro São João.
Também é possível contribuir com o projeto através da doação de materiais de construção para as obras. Informações sobre os estabelecimentos comerciais parceiros podem ser obtidas pelos telefones: (31) 9-8735-9435, 9-9555-1765 ou 9-8306-8085.

Nas redes sociais, os Voluntários Anônimos prestam contas da iniciativa e mostram todas as casas antes, durante e depois das obras por eles realizadas. O Facebook do grupo é: lafaietevoluntariosanonimos e o Instagram é @voluntariosanonimoslafaiete.