A Arquidiocese de Mariana confirmou a nomeação nesta quarta-feira, 27 de outubro, do cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa como bispo da Diocese de Colatina, no Espírito Santo. A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo membro do episcopado brasileiro.
Padre Lauro

Natural de Ouro Preto (MG), padre Lauro Sérgio nasceu em 29 de abril de 1959, filho de Almir Barbosa e Maria do Carmo Versiani Barbosa. Foi ordenado presbítero da arquidiocese de Mariana no dia 2 de setembro de 1995. Atualmente está frente da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Viçosa.
Entre a década de 1980 e o início da década de 1990, foi pesquisador do Instituto de Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto (IAC/UFOP) e atuou como coordenador do Núcleo de Ação Cultural do IAC/UFOP.
Seu currículo ainda contém atividades como vigário paroquial da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Mariana; assessor do Conselho de Leigos da arquidiocese de Mariana. O novo bispo também integrou diversos Conselhos da arquidiocese de Marina, entre 2006 e 2019. Integrou a Comissão de Assessores da CNBB.
Cônego Lauro é membro fundador, editorialista, articulista de jornais e revistas. Publicou o livro “Memórias de Ouro Preto” e colaborou na publicação da Academia Ouro-Pretana de Letras “A Família Ouro-Pretana”.
Dom Raymundo e o papa

O Papa Francisco recebeu nesta terça-feira 27/10, no Vaticano, Dom Raymundo Damasceno. Após 13 anos à frente de uma das mais importantes arquidioceses do país, Arquidiocese de Aparecida (SP) o religioso teve o pedido de renúncia por idade aceito pelo Papa Francisco em 2016.
Em 2019 o Papa Francisco nomeou o cardeal Dom Raymundo Damasceno, arcebispo emérito de Aparecida, em São Paulo, como comissário do Arautos do Evangelho, grupo tradicionalista católico.
Dom Raymundo é natural de Capela Nova. Foi ordenado padre em 1968, em Conselheiro Lafaiete.
Leia também: Biografia de Dom Damasceno será lançada hoje em Conselheiro Lafaiete.
