Um ato ocorreu na sessão ordinária da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete nesta terça-feira (26/10). A ação, coordenada pela vereadora Damires Rinarlly (PV), destacou a importância da campanha Outubro Rosa na conscientização sobre a saúde da mulher. Alguns vereadores usaram peças de roupa de tom cor rosa, simbolizando o mês em questão.

No plenário, esteve a artista Alessandra Frangenipaula, que luta contra o câncer de mama. A vereadora afirma que as palavras da artista foram importantes para levar esperança para a população em relação à doença: “Tivemos a honra de convidar uma querida, Alessandra, que passou por um processo difícil em relação ao câncer de mama e, ainda está em tratamento. Ela nos trouxe palavras de força, de incentivo, diante de uma doença que acomete cerca de um quarto das mulheres do nosso país. É preciso olharmos para essa doença com o olhar da Alessandra e com a força da Alessandra. […] O diagnóstico do câncer não é uma sentença, muito pelo contrário, parece que a partir dali se inicia uma nova vida. Uma nova prática de vida. O que ela nos trouxe ontem foi um lado de que, essa doença por si só, consegue ter tratamentos hoje graças a Deus e graças a ciência. Há chances muito grandes de cura. É preciso que tenhamos a conscientização de fato”, pontua.

A vereadora pontuou ainda que é preciso que os homens também se atentem à doença. Apesar de mais raro, o câncer de mama também pode ser desenvolvido por pessoas do sexo masculino.
Projeto de lei
Damires destaca que suas ações pela pauta não ficaram apenas na questão simbólica. Na última semana, a vereadora deu entrada com o projeto de lei 080/2021 que visa assegurar, através das ferramentas municipais de saúde da mulher, a prevenção, a detecção, o tratamento e o seguimento do câncer de mama, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

O PL propõe que o exame de mamografia seja garantido em até trinta dias após a solicitação médica.
