
O que inicialmente parecia ser uma oportunidade de negócio e uma possibilidade de trabalho em meio a uma pandemia, acabou transformando-se em problema e apreensão. Assim expressaram fornecedores e trabalhadores que procuraram o Fato Real para explicar a situação após a troca da empresa responsável pela obra de construção da nova sede da escola Meridional, em Conselheiro Lafaiete.
A obra é uma compensação social. A unidade será construída em um terreno doado pela Vale, fora da área de interferência da operação, no mesmo bairro da antiga estrutura, conforme demanda da comunidade. As atividades no prédio antigo, no bairro Morro da Mina, foram suspensas, preventivamente, em março de 2020, em função da reavaliação técnica da estabilidade de uma pilha de estéril da operação que fica próxima ao local.
Obra
No dia 21/09/21 ocorreu o lançamento da obra de construção do novo prédio da Escola Municipal Meridional, com previsão de término para dezembro de 2022. Duas semanas após, moradores alegaram que o serviço foi paralisado. Na ocasião foi informado que houve rescisão de contrato por iniciativa da empresa Vale, porém o serviço estava em continuidade. A empresa informou ao Fato Real, por meio de nota que por motivos contratuais haveria a substituição da construtora e reafirmou seu compromisso com a construção do prédio escolar.
Problemas
Ainda que houvesse celeridade na busca por outra empresa para assumir o serviço, alguns problemas surgiram.
Fornecedores afirmam que não receberam, por exemplo, materiais de construção civil vendidos. “Numa crise como esta por causa da pandemia, pensei que seria uma boa oportunidade para nossa empresa fornecer para a obra, mas acabou que ficamos, até agora no prejuízo”, disse um deles, preferindo não ter o nome divulgado, mas afirmando que são vários nesta mesma situação. Havia uma possibilidade de pagamento no último dia 15, que não havia se concretizado até a tarde desta segunda-feira 18/10.
O problema atinge também trabalhadores, que estariam sem receber pelos dias trabalhado. Um grupo que está se organizando para buscar pelos seus direitos, afirmou ao Fato Real que não descarta a possibilidade de uma manifestação pública contra a situação criada.
Resposta

Questionada sobre a situação, a empresa Vale enviou a seguinte resposta ao Fato Real:
“A Vale cumpriu todos as obrigações contratuais previstas com a empresa citada. A mineradora reafirma seu compromisso com a construção da Escola Meridional, em Conselheiro Lafaiete”.
Na placa de identificação da obra consta o nome da Klar Construtora Ltda como a empresa incialmente contratada para a execução. O Fato Real solicitou informação a um representante da empresa e aguarda retorno.
