Já algumas vezes chegaram à nossa redação reclamações sobre o atendimento de urgência em Lafaiete, quando é preciso o acionamento, principalmente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) acionado via telefone 192. A regulação da unidade de Lafaiete é em Barbacena.

O assunto foi tema de uma fala do vereador João Paulo Resende (DEM) na sessão ordinária da Câmara Legislativa na última terça-feira (28/09): “Domingo eu estava no supermercado Brasil, por volta de umas 10h da manhã e uma senhora passou mal e aí o pessoal ligou para os bombeiros, mas eles falaram que não podiam ir. Ligaram para o SAMU e eles começaram a enrolar, aí eu peguei o telefone da moça, me identifiquei para o SAMU como vereador e , depois que viram que era vereador eles disseram que iriam mandar uma ambulância, se não eles não iriam mandar. Agora, imagina quem não tem um vereador do lado 24 horas por dia e se sente mal? E mesmo assim, eles demoraram 36 minutos contados no relógio”, relata.
O parlamentar continuou com as críticas ao serviço de urgência que é prestado na cidade: “Isto não é de hoje não. Quantas vezes já vimos esta reclamação. Na época de Covid eles não iam buscar porque era a doença. Eles estão brincando com a população de Lafaiete. Aí você vai ligar, a regulação do nosso SAMU é em Barbacena. Você conversa com um cara de Barbacena pra ele mandar um cara daqui se deslocar para o local que a pessoa precisa. Não tem cabimento uma coisa dessas” disse o vereador João Paulo.

João Paulo destacou que na próxima terça-feira (05/10) vereadores terão tem uma reunião com a Promotoria de Justiça, onde será discutido sobre médicos nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), mas que aproveitará a oportunidade para alertar sobre a situação do serviço de urgência local: “Dia 5 eu espero que a gente cobre da promotora e que ela cobre do estado isso, porque é uma pouca vergonha o que estão fazendo aqui em Lafaiete com a população” pontuou o parlamentar.
Reclamação
Outra reclamação recorrente, e também citada pelo vereador, é a solicitação parte do primeiro contato do SAMU sobre o estado de saúde de quem precisa da assistência. Populares reclamam que não têm conhecimentos técnicos para repsonder perguntas que são feitas.
SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas. O atendimento do SAMU começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. Os técnicos do atendimento telefônico que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao médico regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.