
Uma semana após a agitada sessão da terça-feira 14/09 em que foi votada e rejeitada a abertura de uma Comissão Processante contra o prefeito Mário Marcus (DEM), a noite de hoje não deve ser das mais calmas na Câmara Municipal de Lafaiete.
Processante
Deverá ser lido e votado durante a sessão desta terça-feira (21) novo pedido de abertura de Comissão Processante contra o prefeito Mário Marcus (DEM). Desta vez, o autor é Talysson Zebral (PCdoB), ativista político e ex-candidato a prefeito de Conselheiro Lafaiete. O foco continua sendo a conduta do chefe do Executivo na crise do transporte público.

Talysson Zebral argumenta que o prefeito teria infringido leis. “Não é algo que pode passar despercebido e sem consequências legais”, afirma.
Na denúncia, Zebral afirma também que foi protocolado requerimento junto a Ouvidoria Municipal com pedido de informações sobre o transporte público municipal, que foram ignorados, ferindo os direitos de acesso à informação. O que levaria à qualificação de improbidade administrativa. Ele ainda aponta “negligência no trato com a coisa pública” e omissão na conduta ao não cumprir as obrigações da gestão previstas no contrato de fiscalizar e tomar as medidas necessárias para que o serviço mantivesse com tarifas a atividades adequadas.
Todos votam
Desta vez, diferente da sessão anterior, até os vereadores que participaram da CPI do transporte público, podem votar.
Na sessão do dia 14/09 o pedido foi rejeito por 8 votos a quatro.
Comissão Permanente
Também está na Ordem do Dia da sessão de logo mais, a votação do Projeto de Resolução 005/2021 de autoria da vereadora Damires Rinarlly e dos vereadores Erivelton Jaime, Osvaldo Barbosa e Renato Pelé.
O projeto que foi tirado da pauta da sessão do dia 14 devido à prioridade para votação da Processante visa a criação de uma comissão permanente para garantir maior representatividade, visibilidade e destaque às crianças, adolescentes, idosos, mulheres e as pessoas LGBTQIA+ na política.
Há mobilização nas redes sociais para uma manifestação de apoio à iniciativa e acompanhamento da votação.
A sessão poderá ser acompanhada via transmissão pelo canal da Câmara no youtube. Clique aqui e acesse .