
Segue repercutindo em Lafaiete a morte do músico Leonardo Kenji Yoshioka, o Léo Japa. Ele teve óbito confirmado nas primeiras horas desta quinta-feira (26/08), por complicações causadas pela Covid-19. Ele tinha 38 anos e deixa esposa e três filhas.
Léo Japa era em um dos principais nomes da música lafaietense. Multinstrumentista. Integrou a banda Mariatonteira e era vocalista da banda Mago Zen. Fez parcerias com diversos outros artistas da cidade. Trabalhava como luthier, restaurando instrumentos de cordas, inclusive Violas de Queluz, símbolo de Lafaiete. Era casado e deixa três filhas.
Após a confirmação de sua morte, várias pessoas manifestaram seu luto.
Luto

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete divulgou nota de pesar pelo falecimento de Léo Japa: “Artista multitalentoso, além de músico e compositor era luthier e deixa um enorme vazio no cenário cultural lafaietense. Neste momento, a Administração Municipal se solidariza com a família enlutada e amigos, e expressa as mais sinceras condolências de perda”, diz a nota.
O secretário de Cultura, Geraldo Lafayette enalteceu o talento e o lado humano: “Um artista tão diferenciado de Lafaiete partindo de uma maneira tão triste. A gente lamenta a perda do artista, a perda do músico, mas também do ser humano, marido, pai, irmão. O Léo também era um luthier. Lafaiete é uma cidade conhecida pela fabricação de instrumentos, como a viola. O Léo era uma grande esperança para nós na manutenção deste modo de fazer e, infelizmente, hoje a gente se despede desta esperança”. O secretário aproveitou a oportunidade para alertar a população de que a pandemia não acabou e que é necessário seguir com as medidas de prevenção e vacinar : “É muito importante que as pessoas tomem a vacina, usem máscara, mantenham a questão da higiene, a não aglomeração. Temos de nos preocupar bastante com isso”.
Através de suas redes sociais, a loja de instrumentos musicais Irmãos Teixeira também expressou sua tristeza: “Deixará saudades um grande amigo de infância. Uma pessoa fantástica e talentosa”.

A casa de shows Duke Pub, onde o artista se apresentou com sua banda diversas vezes, agradeceu a oportunidade de conviver com Léo e expressou seus sentimentos: “Só nos resta te aplaudir de pé por sua maravilhosa trajetória neste plano. Querido por todos e um talento imensurável! Você cumpriu sua missão com maestria e seu legado nunca se apagará. Você nos ajudou a escrever a história do Duke e sempre fará parte dela! Nossos mais sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos! Obrigado Léo!” diz a publicação em uma rede social”.
A cantora Gabi Maíra também lamentou a morte do seu colega de profissão: “Hoje os céus recebem este amigo incrível, talentoso, iluminado, brilhante. Sou grata por ter tido a chance de ter conhecido você, de ter você como professor, colega de profissão e por dividir alguns palcos da vida contigo. Você estará sempre presente em nossos corações”.
O também músico e professor de violão Fábio Souza comentou: “Hoje sem dúvida o mundo perde um ser incrível, Pai, Filho, irmão, amigo , dono de um talento único, Referência para todos nós tanto no profissional como pessoal, sempre de bem com a vida e cheio de sonhos pra realizar, o ciclo não se encerra hoje você apenas evoluiu para o segundo plano, vá em paz. Que Deus dê conforto a sua família.
Fãs também se despendem de Léo:
Até um dia, amigo…
Seres iluminados estão sendo recrutados para auxiliar no plano espiritual. É com imensa tristeza em meu coração mas com profunda gratidão que me despeço deste amigo especial, um artista com uma alma sensível e incomparável, que irá agora alegrar os que sofrem lá no plano superior.
Leonardo Kenji Yoshioka, o Léo Japa, vocalista da Banda Mago Zen, o céu te recebe com muita festa e honrarias pela linda jornada que fez aqui no plano da matéria.
Brilha meu amigo, pois a sua luz é imensa e ilumina aonde quer que estejas! Vá em paz, sua jornada aqui terminou mas sua linda missão está apenas recomeçando em novas esferas.
Gratidão por tudo!
Dayse Luz
Sepultamento
O corpo de Leonardo Kenji Yoshioka (Léo Japa) será velado na Loja Maçônica Estrela de Queluz, na avenida Furtado, em Lafaiete, no horário de 13h as 15h. O sepultamento ocorrerá as 15h30 no Cemitério Parque Jardim do Éden.
Fotos: Redes sociais/Divulgação.