
A tradicional festa de peregrinação religiosa, o Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, uma das maiores do país, vai acontecer pelo segundo ano consecutivo, de maneira online em 2021. Do dia 7 a 14 de setembro, fiéis demonstrarão de casa sua devoção de casa

Durante mais de 260 anos, peregrinos do Brasil e outras partes do mundo lotaram Congonhas, numa gigantesca demonstração de fé e devoção. Além do motivo religioso o jubileu tinha sua marca comercial. As centenas de barracas montadas nas ladeiras eram ponto certo para as compras e vendas dos mais diversos tipos de produtos. Já a economia local era aquecida principalmente nas áreas de hotelaria, gastronomia e artesanato.
Mas a pandemia do Coronavírus mudou este cenário. Assim como no ano passado, as celebrações não terão a presença do público. Em vídeo divulgado pela Prefeitura da cidade, o secretário de Saúde, Thomaz Alvarenga, destaca que o Executivo local está preocupado com a saúde da população e detalhou um pouco mais sobre as medidas que serão adotadas: “Serão criadas barreiras sanitárias, bem como serão triados casos sintomáticos para Covid e serão feitas recomendações aos turistas e cidadãos que circularem durante o período da festividade. Isto tudo para prevenir o contágio e a contaminação pela Covid-19”, aponta.
O secretário destaca ainda que não será permitida a instalação das tradicionais barracas de vendas.
Missas
De 7 a 14 de setembro serão celebradas missas na Basílica do Bom Jesus nos seguintes horários: 7h, 15h e 18h. Às 17h30 acontece o Santo Terço.
Haverá transmissão da festa pela rádio Congonhas 91.3 e pela página da rádio do Facebook.