
Foi inaugurado nesta terça-feira (24/08) o Posto de Coleta Externa de Sangue de Conselheiro Lafaiete Dr. Nilson Albuquerque (PACE). A unidade funcionará junto à UBS de São João, localizada à rua Higino Sebastião da Cunha, 135, no bairro Bandeirantes, na região da Linhazinha.
Depois de quase dez anos, moradores de Lafaiete e cidades da região poderão encurtar a distância para fazer a doação de sangue, este ato de amor e solidariedade que salva vidas. O novo PACE está vinculado ao Hemonúcleo de São João del-Rei, que será responsável pelas supervisões e pelo fracionamento das bolsas de sangue. Ele conta, ainda, com o apoio da prefeitura de Ouro Branco, que está cedendo funcionários para o PACE.

O Fato Real conversou com a supervisora do PACE, que inicialmente funcionará apenas às quartas-feiras. A enfermeira Aline Valente Pires, pontuou que a equipe está em treinamento e que, a partir do dia 1º de setembro já será possível para a população doar sangue no local, de 8h às 12h. Este é o horário de funcionamento inicial do posto, mas é pretendida a expansão pela administração. A doação é rápida. Dura de 8 a 12 minutos. Os doadores podem entrar em contato pelos telefones 9 8452-3455 e 9 8426 1321 a partir de quinta-feira, dia 26 de agosto.
Meta
Aline Valente Pires destaca que o PACE de Conselheiro Lafaiete terá a meta de captar 50 bolsas de sangue semanalmente; o que necessitaria de uma média em torno de 60 doadores. Para que a cidade consiga atingir esta meta, campanhas deverão ser feitas e no dia 31 de agosto estarão sendo realizados treinamentos de prospecção com os hospitais locais para que mais pessoas possam ser convencidas a doarem sangue e mais vidas possam ser salvas.
Cadastro
A coordenadora do PACE destaca que novos doadores deverão fazer um cadastro no local para que possam ser identificados como aptos para a doação de sangue. Aquelas pessoas que já doam em outras cidades não precisam fazer um novo cadastro, pois o sistema do Hemominas é interligado. Mas pode doar em Lafaiete.
Covid
A Hemominas esclarece que, em virtude da pandemia, o candidato que apresente qualquer sintoma respiratório, mesmo leve, deverá aguardar 30 dias após recuperação para doar.
Informações gerais

Para ser doador é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar acompanhados pelo responsável legal. A partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de pelo menos uma doação anterior. Quem já doou, deve observar o prazo entre doações de sangue. Homens: 60 dias e até 4 vezes por ano; Mulheres: 90 dias e até 3 vezes por ano.
Cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. A doação de sangue é utilizada em tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias. Além disso, algumas doenças graves exigem doações constantes de sangue.