Doar sangue salva vida. Isso não é apenas um slogan. Nesta terça-feira 24/08, quando Lafaiete volta a ter um banco de coleta de sangue, após nove anos, o Fato Real tem de novo uma personagem nesta reportagem. Tatiane Nayara Ferreira, tem 29 anos e é portadora de Lupus, há nove anos. A doença autoimune, faz com que Tatiane tenha internações recorrentes e necessidade de doações de sangue.

Nos últimos anos, a cada necessidade de transfusão era uma via sacra. Campanhas, apelos na internet, pedir, implorar, se expor e a angustia de não aparecer doador.
Em janeiro de 2020, precisando de transfusão, Tatiane Nayara, fez um vídeo pedindo doadores e postou nas redes sociais, levantando a discussão sobre a necessidade do banco de sangue de Lafaiete.
Emocionada, em entrevista ao Fato Real hoje ela relata as dificuldades que já passou e celebra a implantação do banco de coleta em Lafaiete. “Toda vez que eu precisava tinha que conseguir pessoas para irem doar em Belo Horizonte ou São João del-Rei. Lembro de minha família e amigos conseguiram uma van para levar aquelas pessoas que estavam dispostas a doar e salvar minha vida. Tenho muita gratidão”.

Por causa do Lupus, Tatiane não pode ser doadora. Ao contrário, relata que nos últimos tempos recebeu mais de 10 hemotransfusões. “Mas posso usar minha voz, minha história e minha luta para dizer: Se você ainda não é, seja um doador. Faço tratamento há muitos anos, estive em coma, acredito em Deus, e ele sabe da minha vontade de viver. Receber o sangue doado faz parte da minha”. Tenho muita gratidão a todos doadores”, diz.
Seja um doador
Alimentação
Para doar sangue o candidato não poderá estar em jejum. Se for doar pela manhã, fazer uma refeição leve, sem gorduras, como café, bolo, pão, cereais e frutas. Após almoço, jantar ou refeições com conteúdo mais gorduroso deve-se aguardar três horas para efetuar a doação. Após refeições gordurosas ou copiosas será necessário aguardar quatro horas. Refeições com elevado índice de gordura, como a feijoada, podem interferir na execução dos exames; assim, sugerimos que nesta situação a doação seja realizada no dia seguinte.
Hidratação
A ingestão de líquidos em volume maior bem antes e depois da doação é muito importante. Uma boa hidratação torna mais fácil a punção venosa e reduz a ocorrência de reações adversas.
Documentos
Para doar sangue é necessário apresentar um documento original e oficial de identidade que contenha foto, filiação e assinatura: Carteira de Identidade, carteiras de Conselhos de Classe reconhecidos oficialmente, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Carteira Nacional de Habilitação. Podem ser apresentados documentos digitais que possam ser verificados, desde que tenham assinatura para conferência.
Estado geral
O candidato à doação deve comparecer em condições plenas de saúde. Assim, se estiver apresentando qualquer sintoma, mesmo que leve, deverá aguardar a melhora para então procurar uma unidade de coleta. Lembrando que a doação é um gesto que permite salvar vidas, mas que não deve e não pode prejudicar a saúde do doador.
Frequência cardíaca / pulso
Serão avaliados pelo médico. Devem ser regulares e estar entre 50 e 100 batimentos / pulsação por minuto. Fora destes limites, apenas a critério médico.
Idade
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos. Pessoas com mais de 60 anos somente poderão doar caso já tenham realizado uma doação antes dos 60 anos, independente do sexo, e devem respeitar o intervalo mínimo de seis meses entre as doações. Se você doou em outro serviço de hemoterapia, apresente um comprovante para poder doar.
Atenção, se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 ou mais de 60 anos, é importante conhecer as Normas e documentos necessários para doação de sangue.
Intervalo entre doações
Mulheres
Podem doar sangue com um intervalo de 90 dias entre uma doação de sangue total e outra, até no máximo três vezes em um período de 12 meses.
Homens
Podem doar sangue com um intervalo de 60 dias entre uma doação de sangue total e outra, até no máximo quatro vezes por ano.