
Com uma nova empresa assumindo o serviço e a população de Conselheiro Lafaiete voltando a ser atendida pelo transporte público coletivo, surgiu a dúvida entre os munícipes sobre como está a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a crise que assolou o transporte público da cidade.
O vereador Pedro Américo (PT), presidente da CPI, conversou com a jornalista Gina Costa e deu mais detalhes sobre a situação atual da investigação. Segundo o parlamentar, a CPI segue acontecendo, com reuniões semanais e ainda estão acontecendo os recolhimentos de depoimentos de pessoas citadas nas diligências.
A CPI foi criada para apurar a prestação de serviços de transporte coletivo no Município de Conselheiro Lafaiete, em razão da fiscalização precária e/ou inexistente do serviço conforme contrato de concessão , por parte do Poder Executivo; o que pode ter comprometido a prestação de serviço com qualidade; da não realização de licitação em tempo hábil para que o município não ficasse sem o serviço e do impacto negativo com a ausência/precariedade de atendimento aos usuários .
Pedro Américo salientou que ainda estão sendo pedidos documentos tanto à Viação Presidente quanto à Prefeitura, destacou o empenho dos vereadores participantes da CPI e disse que ainda não pode ser dada uma síntese do que já foi apurado: “Realizamos alguns trabalhos minuciosos, nos dedicamos à apuração e análise dos fatos. Com muita responsabilidade, ainda não podemos adiantar o resultado, pois a CPI ainda está sob sigilo, mas em breve apresentaremos o relatório final”.
Viação Umuarama
O vereador Pedro Américo destacou que a comissão está acompanhando de perto o trabalho que está sendo desenvolvido no município pela Viação Umuarama, atual prestadora do transporte público coletivo de maneira emergencial em Conselheiro Lafaiete. O objetivo é, segundo o parlamentar, evitar que a situação que aconteceu com a Viação Presidente se repita.

Representantes da nova empresa se reuniram com os vereadores na Câmara Municipal para que eles pudessem entender a forma de trabalho da Umuarama.
Licitação definitiva
Pedro Américo destacou que a comissão tem cobrado da Prefeitura para que seja realizada a licitação definitiva do transporte público no município. O vereador lembrou que a contratação é temporária e espera agilidade do Executivo para que a cidade não fique sem o serviço prestado.
Término da CPI
comissão tem prazo de 120 (cento e vinte) dias para apuração dos fatos e apresentação do Relatório Final. Ainda não se sabe quando haverá o fim das investigações, no entanto, Pedro Américo salientou que está satisfeito com as informações que tem e que acredita que o relatório final está pronto para ser apresentado, no entanto, irá esperar os demais membros da comissão para que tomem uma decisão em consenso.