
A volta às aulas presenciais foi tema do programa institucional do município que foi ao ar na última quinta-feira (12/08) pela rádio Carijós 92.3 FM. Na ocasião, o secretário municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete, Albano Tibúrcio falou sobre a importância do retorno para as crianças: “A realidade da criança fora da escola, tem trazido várias situações de desafio social tanto para as famílias quanto para as próprias crianças. Muitas vezes entende-se que a criança ao retornar para a escola está em um ambiente mais seguro e que traga um conforto de acompanhamento, não só a nível pedagógico, mas também a nível social. Então, esse retorno, quando ele foi pensado, ele foi pensado também nesse equilíbrio”.
O secretário destacou, no entanto, que isso precisa ser feito de maneira responsável e segura: “Indicadores de saúde estão melhorando. Há essa necessidade de fazer acontecer esse retorno, mas que ele seja feito também de uma forma responsável pelo município. Lafaiete é um município polo, quando as coisas apertam um pouquinho os municípios limítrofes, a responsabilidade de saúde, a procura é em Lafaiete. Então tivemos de levar vários dados, várias situações na pauta para que a gente definisse essa data e chegamos a esse consenso junto com o Executivo”.

Decreto
Foi publicado o decreto que autoriza o retorno gradual às atividades escolares presenciais nas instituições de ensino públicas e privadas de Conselheiro Lafaiete, a partir de 25 de agosto de 2021. As instituições de ensino realizarão as aulas presenciais adotando a metodologia do ensino híbrido, com número reduzido de alunos, revezamento e manutenção das atividades remotas. O ensino exclusivamente remoto deve ser ofertado àqueles que por esse modelo optarem
As 42 escolas municipais da cidade estão sendo preparadas para que se adequem aos protocolos exigidos para que haja o retorno. O secretário de Educação acredita que, no mais tardar, na terceira semana de setembro já seja viável o retorno dos estudantes das escolas públicas municipais. Ainda segundo Albano Tibúrcio, será divulgado um cronograma com as datas do retorno às atividades de ensino presenciais, que deverá ocorrer de forma gradativa.