A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete anunciou nesta quarta-feira (11/08) que o Posto Avançado de Coleta Externa de Sangue (PACE) do município será inaugurado no próximo dia 24. Hoje, doadores de sangue precisam se deslocar para outras cidades como Belo Horizonte e São João del-Rei para realizar a coleta.
A ação já é discutida desde 2015 pelo deputado estadual Glaycon Franco (PV). Em 2017 começaram as tratativas ainda no primeiro mandato do prefeito Mário Marcus (DEM), concretizando agora.

O chefe do Executivo Municipal conversou com a jornalista Gina Costa no Jornal Falado Carijós na manhã desta quinta-feira (12). Segundo Mário Marcus a obra deveria estar pronta no final de 2020, mas restrições do período eleitoral fizeram com que o PACE fosse adiado. A pandemia gerou mais atraso na entrega do empreendimento.
O prefeito diz que a expectativa é de que o posto já comece com a coleta de sangue assim que seja inaugurado. Segundo Mário Marcus todos os equipamentos já chegaram ao local e, inclusive, uma equipe do Hemominas visitará o PACE no próximo dia 18 para o check list final para autorizar o funcionamento imediato após a inauguração.
Região
Mário Marcus comemorou a construção do posto e destacou que a obra irá beneficiar toda a região: “É uma grande conquista para Conselheiro Lafaiete e região. É uma luta nossa junto com o deputado Glaycon Franco desde que assumimos o governo em 2017 e agora ela se concretiza. […] Eu considero mais uma grande conquista na área da saúde que trará benefícios para os moradores de Conselheiro Lafaiete e de toda a região”.
O caráter regional do empreendimento pode ser percebido no convênio firmado entre as cidades de Conselheiro Lafaiete e de Ouro Branco. Os moradores da cidade vizinha poderão realizar doações no PACE de Lafaiete e, em contrapartida, houve a cessão de alguns servidores de Ouro Branco para atuarem no local.
Funcionamento imediato

Estão previstos para a inauguração do empreendimento a presença da presidente do Hemominas, Júnia Cioffi, do secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti e do deputado estadual, Glaycon Franco, entre outras autoridades.