
A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete divulgou o calendário de vacinação dos animais domésticos contra raiva.
Os proprietários de cães e gatos têm por obrigação, conforme legislação, manter a vacinação dos seus animais em dia. A vacina deve ser aplicada anualmente para manter a sanidade dos animais. Os cães e gatos que tem quatro meses ou mais de idade deverão ser vacinados.
A Prefeitura destaca que a raiva é uma doença de extrema importância para saúde pública, devido a sua letalidade de aproximadamente 100%. No entanto, os métodos de prevenção fazem com que nenhum caso da doença tenha sido registrado em Lafaiete.
A vacina será aplicada pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e não será deixada com o proprietário do animal para aplicação posterior. A vacinação contra raiva é gratuita.
A vacinação antirrábica animal será realizada em duas etapas. Na primeira etapa, na zona rural, no período de 23/08 à 05/10.
Já no dia 09/10 a realização da segunda etapa ocorrerá a zona urbana.
Alguns cuidados deverão ser tomados nos dias da campanha de vacinação como o uso obrigatório de máscara pelos munícipes e a utilização de álcool 70% para o controle da disseminação da Covid-19.
Confira o calendário completo aqui.