A Secretaria de Cultura de Conselheiro Lafaiete informou que houve avanços na preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade. O município atingiu sua pontuação mais alta no programa ICMS Patrimônio Cultural.

O secretário de Cultura, Geraldo Lafayette, explicou a importância do feito: “Estamos muito satisfeitos porque alcançamos uma pontuação muito expressiva junto ao IEPHA que é o Instituto Estadual de Patrimônio Histórico. Um número que Lafaiete nunca havia alcançado. Talvez as pessoas não compreendam, mas o patrimônio histórico é avaliado por pontuação. Todos os anos, de acordo com os investimentos e as ações de preservação do patrimônio, a cidade alcança uma pontuação e recebe mensalmente um valor referente a essa pontuação”.
A cidade chegou a 19,56 pontos. A maior pontuação que havia sido atingida pelo município foi de 17.
O secretário Geraldo Lafayette destaca que essa melhora deve-se aos investimentos que estão sendo feitos para conservação dos patrimônios históricos no município que implicam nos projetos de restauro da Casa da Cultura Gabriela Mendonça, entre outros. “Nos próximos dias vai ser licitada a execução da fonte luminosa, evai ser licitado o projeto do Monumento do Trabalhador, próximo a Igreja de Nossa Senhora da Luz. Estamos com caminho bem adiantado para o restauro da estação de Buarque de Macedo. Muita coisa está sendo feita em favor do patrimônio e isto nos dá vantagens junto ao Estado e reconhecimento com essa pontuação” aponta.

Recentemente foram tombadas como patrimônio histórico de Lafaiete as imagens de Nossa Senhora da Conceição e do Senhor dos Passos que são veneradas na Semana Santa. A coroa de Nossa Senhora da Conceição, feita em 1963, também foi reconhecida.
O secretário de Cultura destaca que até setembro a cidade deve ter novidades em relação ao tombamento de patrimônio imaterial. Hoje, apenas o modo de confecção das Violas de Queluz são patrimônios desse tipo de cidade.