O Governo de Minas Gerais anunciou nesta quinta-feira (20/05) que a região Centro-Sul, da qual Lafaiete e região fazem parte, seguirá na onda vermelha do programa Minas Consciente.
Nesta fase, é permitido o funcionamento de todas as atividades econômicas, inclusive eventos presenciais com até 30 pessoas. No entanto, os estabelecimentos comerciais devem tomar medidas de proteção como o distanciamento social para evitar a disseminação da Covid-19.
Lafaiete
A situação em Lafaiete ainda inspira cuidados. No boletim epidemiológico da quarta-feira (19) foram confirmados 110 casos e três novas mortes pela doença. A cidade chegou aos 11.199 (onze mil e cento e noventa e nove) infectados com a Covid-19 e aos 207 óbitos.
A ocupação de leitos de UTI continua em 100%. A ocupação dos leitos clínicos está em 39,19%.

Estado
Neste momento, não há nenhuma macrorregião de saúde na onda verde (a mais permissiva) nem na onda roxa (a mais restritiva) do programa Minas Consciente.
Na onda amarela estão: Norte, Sudeste, Triângulo do Norte e Vale do Aço.
Além da Centro-Sul, também se encontram na onda vermelha do programa: Centro, Leste, Leste do Sul, Nordeste, Noroeste, Oeste, Sul e Triângulo do Sul e Jequitinhonha.
O Secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti afirma que Minas Gerais está conseguindo lidar com o vírus, mas que o momento ainda exige cautela: “Estamos em um momento de incerteza. Tivemos uma queda no número de casos, os óbitos estão caindo bastante, mas o momento é de grande atenção para saber como será o comportamento daqui para frente. Algumas regiões estão mostrando picos, enquanto outras estão caindo. O estado voltou a ser heterogêneo e isso é positivo para que não haja um colapso geral, como há dois meses. Já conseguimos transferir pacientes. Mas todos os cuidados devem ser mantidos”, explica.
