Repercutiu de maneira bastante negativa nas redes sociais a informação divulgada nesta terça-feira 30/03 pela Secretaria Municipal de Saúde sobre o esquema de vacinação da população lafaietense com a mais nova remessa de imunizante contra a Covid-19.
Ainda durante a tarde foram várias manifestações junto à redação do Fato Real sobre a interrupção da vacinação nos próximos dias, que coincidem com o feriado da Semana Santa. Sobre o fato a prefeitura respondeu por meio da assessoria de comunicação que “quinta feira será ponto facultativo, Sexta-Feira da Paixão é feriado, sábado e domingo (final de semana)”.
Vacinação
À despeito de todo empenho e esgotamento pela intensificação dos trabalhos recentemente, a decisão de incluir funcionários que atuam no setor de vacinação no feriado prolongado suscitou discussão devido ao momento grave de pandemia que tem na imunização a maior esperança de combate ao novo Coronavírus.
Aguardar mais doses
O agravante da situação ocorreu no final desta tarde quando foi divulgado que a Secretaria Municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete recebeu ontem a 9ª remessa de doses da vacina contra Covid-19 para dar início à vacinação de idosos na faixa etária de 69 a 65 anos, a próxima a ser vacinada, seguindo os critérios da Secretaria de Estado da Saúde. Entretanto, o município possui nesta faixa 5.650 idosos cadastrados e recebeu apenas 1.220 doses, número insuficiente para cobrir toda esta faixa etária.
A Secretaria de Saúde decidiu, então, aguardar o envio de nova remessa prevista para a próxima semana, para complementar o quantitativo e iniciar a vacinação de 69 a 65 anos “pois não há critério estabelecido para vacinar apenas alguns idosos”.
Entre as críticas e sugestões que surgiram estão a imunização sim, dos 1220 idosos para as quais as doses já estão disponíveis, com a sequência dos demais tão logo as novas doses sejam enviadas. “Melhor ter 1220 vacinados que nenhum e aguardar mais vacinas. O vírus não espera”, afirma José Marcelo Rocha, em email ao Fato Real.
“Mas podem começar só com os de 69 pra ir adiantando? Não? Tô revoltada! A vacina é nossa! Um dia é muito tempo pra uma cidade que está morrendo gente todo dia. Perdi um vizinho muito querido ontem. O casal de idosos morava embaixo da minha casa sozinho, e ver minha vizinha chorando da janela sem poder ir lá. Ainda ler um absurdo desse que vão guardar a vacina. Tô muito brava”, disse Erica Braga.
O Fato Real questionou a administração municipal sobre a decisão e aguarda retorno.
Calendário
Segundo a Secretaria de Saúde, as pessoas com 71 e 70 anos receberão a vacina nesta quarta-feira (31).
Como programado e divulgado a partir de segunda-feira, 05/04, terá início a vacinação da 2ª dose (D2) dos idosos na faixa etária de 84 a 80 anos, sendo realizada em domicílio pela equipe de apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
