Pacientes com sintomas de síndrome gripal, um do sinais de alerta para a Covid-19, estão ficando sem opções para atendimento médico em cidades da região. Com quadros saturados de internação, as unidades de saúde vão priorizando casos.
Barbacena
Foram suspensos nesta sexta-feira 26/03, por tempo indeterminado, os atendimentos particulares de pacientes com síndrome gripal ou síndrome respiratória grave (Covid-19) na Santa Casa de Misericórdia de Barbacena. A nota assinada pela diretoria da Santa Casa indica o esgotamento dos leitos para atendimento e menciona a “situação de calamidade em saúde pública”. Ainda de acordo com a nota, pacientes e familiares estão sendo orientados a buscar atendimento nos demais hospitais da cidade e que “ainda possuem capacidade”. A Santa Casa orienta que a população siga todas as medidas sanitárias necessárias para o enfrentamento da Covid-19.
Hospital e Maternidade São José

Decisão semelhante foi tomada pela direção do Hospital e Maternidade São José em Conselheiro Lafaiete. Comunicado afixado na porta informa que devido a superlotação não há mais atendimento a pessoas que apresentem sintomas de síndromes gripais. “Favor direcionar a outra instituição completa o aviso.
FOB
Na semana passada a FOB já havia decidido desativar temporariamente a unidade de pronto atendimento em Conselheiro Lafaiete, priorizando este serviço na cidade de Ouro Branco. Em comunicado divulgado em suas redes sociais nas sexta-feira 19/03 a FOB informou “que por questões de estrutura e segurança dos pacientes, nesse momento tão crítico, não deve continuar realizando atendimentos, principalmente aos casos de Covid-19. A estrutura de atendimento do Pronto Atendimento desta unidade de saúde passa a ficar ativa no hospital de Ouro Branco”.
Na FOB localizada à avenida Professor Manoel Martins na esquina com a rua José Feliciano da Costa, em Lafaiete, serão realizadas somente aquelas consultas agendadas. Para outras informações são disponibilizados os telefones (31) 3749-6161 / 3769-7319 e 3769-7320.
