
O SLAM MG é a etapa estadual da Competição de Poesia Falada, Poetry Slam. O movimento teve início na década de 80 em Chicago e acontece mundialmente.
Teve início nesta quinta-feira 19/11 a primeira etapa da maior competição de performances de poesias autorais faladas do estado de Minas Gerais. Este ano por conta da grave crise sanitária da COVID-19 o evento ocorre em ambiente virtual, ao vivo através da plataforma YouTube, com representantes de vários municípios do estado, que participaram de eliminatórias regionais ao longo do ano. O evento ocorrerá em três etapas, sendo divididas por chaves, tendo 5 poetas em cada chave e as etapas ocorrendo nos dias 19, 20 e 21 de novembro.
Espaço marcado pelo ativismo e protestos, onde através da arte e das poesias faladas as juventudes levantam pautas importantes como política, religião, racismo, autoconhecimento e outras. Cada poeta com sua própria personalidade e com muita criatividade retrata seus anseios e as indignações despertadas pela realidade em que vivem; sendo ponte também para que outros jovens possam se conectar com essa linguagem artística, e novas formas de ver e influenciar o mundo, fomentando o consumo e as produções literárias.
Lafaiete

Conselheiro Lafaiete não ficou de fora dessa, tendo Samuel Pascoal (Pouca Sombra), como representante. Vencedor da última edição do Slam Ativista, que aconteceu no ano de 2019 ele é um forte candidato a conquitar uma das três vagas para o ‘SLAM BR’ que reúne poetas de todo o Brasil.
Samuel está competindo na “Chave C”, composta também por ‘Nega Preto’ do Mais Um Slam – Juiz de Fora, Welligton Sabino do Slam Para Carolina – Sacramento, Laira Arvelos do Slam do Ponto – Patrocínio, Edson Miltão do Slam Ondaka – Uberaba,.
A apresentação da chave do lafaietense acontecerá nesta sexta feira dia 20 ás 20 horas.
“Sigam as redes sociais do SLAM MG e fiquem por dentro de todas as etapas da competição que mais cresce dentro da cultura urbana mundial, e que demonstra a força e potência da juventude, quebrando paradigmas e estigmas que colocam os jovens principalmente negros e periféricos como ignorantes e marginais. Os poetas vem mostrar que os jovens tem voz e sua rebeldia tem causa”, afirmam participantes locais.
SLAM MG: https://www.youtube.com/channel/UCb9nDJDUtHc-9XU20yOHYTQ, https://www.instagram.com/slam_minasgerais/
SLAM ATIVISTA: https://www.instagram.com/slamativista
POUCA SOMBRA: https://www.instagram.com/fo_s_co
Texto por Wanderson Martins.