Como ocorre toda quarta-feira, foram anunciadas hoje as decisões do Comitê Extraordinário Covid-19 do Estado.
Duas novas macrorregiões de Saúde passarão a integrar a onda verde do plano Minas Consciente, a mais avançada do programa criado pelo Governo de Minas para garantir a retomada segura e responsável da economia no estado: Oeste e Centro-Sul.
A progressão ocorre depois de 28 dias na onda amarela e após a análise semanal da situação da pandemia no estado.
O governador Romeu Zema ressaltou que as mudanças estão em sincronia com a estabilidade do número de casos e óbitos no estado, seguindo a tendência de queda desses índices. Ainda assim, o chefe do Executivo reforçou a necessidade dos cuidados sanitários, como uso de máscara e álcool em gel.
Lafaiete
Conselheiro Lafaiete e outras cidades da região como Barbacena, Congonhas e Ouro Branco integram a Macrorregião Centro-Sul, portanto beneficiadas pelas decisões anunciadas.
No entanto, segundo apurou o Fato Real, há uma tendência que Conselheiro Lafaiete mantenha-se na onda amarela pelo menos mais uma semana. Seria uma ação preventiva, levando-se em conta a proximidade com Congonhas, que está na onda vermelha.
Apesar da aprovação por parte do comitê estadual, as prefeituras têm prerrogativa da decisão do avanço ou não. A decisão de como Lafaiete deverá agira deverá ser anunciada amanhã.
