Chamou a atenção o grande aumento esta semana de registros de contaminação pelo novo coronavírus em cidades da região, entre elas Conselheiro Lafaiete.

Em boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (27/08), a própria Secretaria Municipal de Saúde chamou atenção para o fato ao afirmar que o número de pacientes diagnosticados e recuperados de Covid-19 vinha mantendo uma média nos últimos dias. Somente ontem, porém, Lafaiete confirmou 21 novos casos de Covid. Na quarta-feira, a cidade totalizava 501 infectados, número que saltou para 522 no dia seguinte.
Explicação
A secretária Rita de Kássia Silva Melo atribuiu o aumento de casos, entre outros motivos, à retenção de dados pela Macrorregional Centro-sul de Saúde, sediada em Barbacena, que juntamente com a Secretaria Estadual de Saúde SES/MG, avalia as notificações: “Foi o maior número de casos notificados num único dia que tivemos desde março até agora. A regional de Barbacena da Secretaria Estadual de Saúde nos explicou que não consegue atualizar o banco de dados diariamente; a atualização está sendo feita a cada semana e o boletim mais recente trouxe alguns dados, correspondentes ao período de 18 a 27 de agosto, que ainda não haviam sido computados pelo Município. São informações repassadas pela rede de laboratórios diretamente ao sistema que faz a computação final dos casos”.
Testes
De acordo com a secretária, o aumento no registro de casos também pode ser atribuído as testagens periódicas de funcionários feitas por empresas da região: “Ocorrem testagens diariamente em empresas localizadas na cidade e vizinhas ao nosso município. Todos os dias essas firmas repassam ao setor de vigilância em saúde as notificações, quantos pacientes foram testados e quantos testaram positivo. Também houve casos positivos de pacientes em tratamento domiciliar e outros comunicados pelos laboratórios”.
Destaque
Conselheiro Lafaiete também contabilizou números animadores. Em videoconferência realizada nesta quinta-feira 27/08, autoridades informaram que a cidade registra o menor número de casos confirmados entre os 51 municípios que integram a Macrorregião Centro-sul de Saúde. O dado foi comemorado por Rita de Kassia Silva Melo frisando que a redução é significativa se considerarmos que Lafaiete é cidade polo e referência em saúde de uma microrregião que agrega outras 11 cidades.
A secretária municipal de Saúde recomendou que a população continue atenta às medidas de prevenção, higienizando as mãos constantemente com álcool em gel 70% ou água e sabão, evitando aglomerações e usar máscara sempre que for preciso sair de casa.