Se o convívio com as restrições impostas pelo novo coronavírus não está sendo fácil para a maioria das pessoas, como têm enfrentado o isolamento social os pacientes de patologias graves como o câncer, por exemplo? Estudantes do 8º e 9º períodos do curso de Psicologia da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC) de Conselheiro Lafaiete resolveram se debruçar sobre essa questão utilizando a estrutura do Grupo Acolher, existente na instituição.
O objetivo é oferecer apoio a este público que, já fragilizado emocionalmente pelo tratamento (muitas vezes prolongado e extenuante), se viu, de uma hora para outra, privado do abraço reconfortante dos parentes e amigos.
Participante do projeto, a aluna Nayara Koda explicou que o atendimento será gratuito para os pacientes de câncer de Lafaiete e região e seus familiares. Ela detalhou a dinâmica do projeto: “O processo terapêutico em grupo será oferecido pelos estudantes de psicologia com a supervisão de profissionais da área. Os atendimentos, inteiramente gratuitos, serão realizados online a todos que se inscreverem. A iniciativa proporcionará a pacientes e familiares o acolhimento neste espaço interativo, no qual iremos conversar e superar juntos a fragilidade de sentimento que a doença costuma acarretar. Principalmente neste momento atípico que estamos vivendo, em que o distanciamento e isolamento social acabam por intensificar a sensação de estresse, ansiedade e até mesmo depressão decorrentes da falta de convívio social”.
Encontros
Os encontros ocorrerão com os estagiários do curso de Psicologia dos últimos períodos e sob supervisão direta de um profissional psicólogo afim de permitir um trabalho ético, eficaz e sigiloso.
Os atendimentos grupais permitirão que o paciente ou seu familiar crie um novo olhar para a vida a partir do apoio e escuta técnica ofertada.
Inscrições
Se você tem interesse em participar das reuniões virtuais do “Projeto Acolher”, precisará antes fazer a inscrição. Pode se inscrever qualquer pessoa acometida pela doença, familiar ou pessoas que perderam seus entes queridos e que necessitam desse apoio no momento. As inscrições podem ser feitas via telefone ou internet através de numero e link disponibilizados.
As mesmas estarão abertas até o começo de setembro, logo após este período serão iniciados os acolhimentos. As vagas são limitadas. Após o primeiro contato todos receberão uma mensagem de confirmação agradecendo a inscrição e demais informações sobre os encontros.
Telefones: (31) 9 8102-4225 / (31) 9838-7584
Link: Acolhimento às pessoas diagnosticadas com câncer e seus familiares!