A Secretaria Municipal de Saúde de Congonhas, representada pela Unidade Regional de Saúde Mental do município, divulgou nota em que esclarece à população sobre os impactos para a população de Congonhas e demais municípios da região sobre um possível fechamento do serviço de Ambulatório de Saúde Mental, em funcionamento no município de Barbacena, no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, que é uma das Unidades integradas e sob gestão da Rede Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (CHPB/FHEMIG).
Segundo a nota, além dos componentes que envolvem a Atenção Básica à Saúde (Unidades Básicas de Saúde, Estratégia Saúde da Família, por exemplo), o município de Congonhas se organiza a partir da Unidade Regional de Saúde Mental que, por sua vez, é formada por quarto serviços: o CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial II), o CAPS Ad (Centro de Atenção Psicossocial ao usuário de Álcool e outras Drogas), o CERPAI (Centro de Referência Psicossocial da Adolescência e da Infância) e Ambulatório de Saúde Mental. Como Congonhas é município polo de microrregião, além de prestar atendimentos em saúde mental para os moradores de Congonhas, também é referência para o atendimento em saúde mental para moradores de outras cidades da região.
Congonhas tem fluxo de atendimento com o município de Barbacena apenas para a realização de eventuais internações psiquiátricas. Por ter seus próprios serviços de saúde mental, a cidade não tem nenhum fluxo de atendimento para os serviços ambulatoriais em saúde mental daquele município. Dessa forma, ainda que ocorresse o suposto fechamento do Ambulatório de Saúde Mental da FHEMIG, a assistência prestada aos munícipes de Congonhas e cidades referenciadas não seria impactado.
Ainda segundo o informe da prefeitura de Congonhas, não há no momento, nenhuma discussão no sentido de fechar o Ambulatório de Saúde Mental do Município de Congonhas ou qualquer um dos serviços da Unidade Regional de Saúde Mental. Todos os quatro setores continuam funcionando, porém, provisoriamente, de forma diferenciada, devido à necessidade de adoção de medidas para o enfrentamento do surto de doença respiratória (CORONAVIRUS), conforme as normas da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde. Medidas essas que objetivam a prevenção, sem gerar a desassistência de seus pacientes.
Barbacena
A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) confirmou o fechamento do ambulatório de Saúde Mental do Centro Hospital Psiquiátrico de Barbacena (CHPB). A assessoria da Fhemig ressaltou que a medida segue a orientação da Diretoria de Saúde Mental da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e as premissas da Política Estadual de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (PESMAD).