O descumprimento das normas por comerciantes e uma certa confusão sobre estabelecimentos que podem ou não continuar abertos estaria dificultando o enfrentamento ao novo coronavírus em Conselheiro Lafaiete. O alerta foi feito pelo vereador Geraldo Lafayette ao fazer uso da “Palavra Franca” durante sessão ordinária do Legislativo Municipal desta terça-feira (23/06). Ele disse que, no último fim de semana, recebeu incontáveis denúncias de bares abertos e festas sendo realizadas num desrespeito frontal às regras de isolamento social vigentes na cidade

Geraldo Lafayette atribuiu as irregularidades a dois fatores principais: falta de fiscalização por parte das autoridades e desinformação da população. “Acho que, quando se aplica uma lei, é preciso ter condições de fiscalizá-la. Se a cidade não oferece estas condições, fica muito complicado fazer com que a lei seja cumprida. Um proprietário reclama que determinada pessoa tem um comércio igual ao seu e está de portas abertas enquanto o dele está fechado. O que é que eu faço? O que devo responder a essas pessoas?”
Geraldo Lafayette acredita que esteja havendo uma falha na comunicação entre o Município e os vereadores. Ele disse que, nas circunstâncias atuais, o parlamentar é que tem de ir pessoalmente em busca de informações e tomar o máximo cuidado na escolha da fonte para não correr o risco de receber respostas pouco esclarecedoras. Ele cobrou um posicionamento mais firme do Comitê de Enfrentamento à Covid-19: “Ou se abre tudo de uma vez ou colocam a fiscalização pra funcionar. Fui outro dia a uma loja que vende enfeites para festas e o proprietário me disse que o estabelecimento estava autorizado a funcionar porque a razão social da empresa era do setor de comestíveis. Fica muito complicado. Por isso acho que a fiscalização precisa atuar de forma mais clara e nós precisamos ser melhor informados de como as coisas estão acontecendo pra poder responder às pessoas”, argumentou o vereador.
Praça do Cristo
Geraldo Lafayette reportou, ainda, que a praça do Cristo esteve lotada no fim de semana e quadras esportivas sob responsabilidade do Município estão abertas e frequentadas. O vereador levou o problema das quadras ao conhecimento dos administradores e foi informado de que os espaços teriam sido arrombados por vândalos. Geraldo Lafayette cobrou o reforço da vigilância pela Guarda Municipal e uma atuação policial mais enérgica para evitar incidentes como estes.
Abaixo trechos da fala do vereador na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete.
