Mesmo com as regras de isolamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus, a paróquia de São João Batista, em Conselheiro Lafaiete, mantém viva a tradição das celebrações em homenagem ao padroeiro. A novena, que começou no último dia 15, está sendo transmitida todas as noites pelas redes sociais por iniciativa dos jovens da paróquia. Às 19h desta quarta-feira, também será transmitida online a Santa Missa que comemora a data consagrada a São João.

Em entrevista ao “Jornal Falado Carijós”, o padre Lambert Noben comentou esta mobilização espontânea de devoção e fé com auxílio da tecnologia: “Agora tudo tem de ser sem a presença do povo. Todo domingo, os jovens vêm aqui ao Seminário Os Padres do Trabalho, onde estamos recolhidos, para transmitir a missa que celebramos diretamente pelo Facebook. Na segunda-feira passada começou a transmissão da novena pela mesma modalidade. Os jovens ainda fizeram uma edição mostrando músicas e imagens de outras novenas feitas na paróquia de São João, algumas mensagens minhas e um texto do papa Francisco. O mais importante é que a paróquia é composta por 10 comunidades e, a cada dia, a novena foi rezada em uma delas; a missa solene será na igreja de São João”.
Dia de São João
Nesta quarta-feira, 24 de junho, o dia do Padroeiro a missa de São João Batista terá de ser celebrada sem a presença do povo, mas será transmitida via internet. “Não se é cristão apenas dentro da estrutura física da igreja; a gente é cristão 24 horas por dia e onde quer que esteja. Jesus nos mostra que devemos unir fé e vida. É neste sentido que iremos mostrar ao povo o quanto é importante ser cristão no casamento, na educação dos filhos e na convivência com os vizinhos”, explicou o padre Lambert Noben.
O pároco da igreja de São João Batista convidou todos os devotos a se unir virtualmente em oração para louvar o padroeiro. A missa poderá ser acompanhada pela página do Facebook Anjos Misericordiosos.
