Para traçar o perfil epidemiológico da infecção pelo coronavírus em Congonhas, a Secretaria Municipal de Saúde, amplia, a partir desta segunda-feira, 22,/06 a aplicação de testes rápidos para Covid-19. A pesquisa tem como objetivo compreender e identificar a circulação do vírus de forma territorializada. Até outubro, serão aplicados 6.400 testes. Os testes serão aplicados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Cada UBS aplicará 20 testes por semana, sendo 16 para população geral e 4 para prestadores de serviços formais ou informais.
As residências serão selecionadas de forma aleatória. As agentes comunitárias de saúde (ACSs) vão comunicar às famílias, não sendo necessário o comparecimento à UBS. Dentro de cada domicílio, apenas uma pessoa, escolhida pelos familiares, fará o teste. Será agendado um horário na UBS para realização do exame, respeitando as normas de segurança e evitando aglomeração. Caso o teste seja positivo, todos os familiares serão testados.
Profissionais de saúde do serviço público e de segurança pública, que já estão sendo testados, assim como os pacientes já testados positivos para Covid-19, não entrarão nessa análise.
Casos
Congonhas não registrou novos casos confirmados de Covid nas últimas 24h. A Secretaria Municipal de Saúde informa que até as 11h desta segunda-feira, 22 de junho, 59 casos de Covid-19 haviam sido confirmados em Congonhas; mesmo número do boletim do domingo.
A cidade contabiliza 59 casos oficialmente confirmados.

