A segunda morte por Covid-19 registrada em Carandaí foi lamentada pelo prefeito Washington Gravina ao participar do “Boletim Coronavírus”, atualizado pela rádio Carijós na manhã desta quinta-feira (18/06). Vasiquinho também trouxe outra informação preocupante: a contaminação de um menino de apenas seis anos de idade, também residente em Carandaí. A criança, que não integrava nenhum grupo de risco, se encontra em isolamento domiciliar, está sendo monitorada e seu quadro clínico é considerado estável.
Na mesma entrevista, o prefeito mencionou o contágio de três agricultores carandaienses, provavelmente, nos deslocamentos ao CEASA (na Região Metropolitana de Belo Horizonte) para comercializar hortifrutigranjeiros. Diante deste elevado índice, a prefeitura está dedicando especial atenção à zona rural, onde começou a ser distribuído um folheto com recomendação aos produtores sobre o reforço aos hábitos de higiene, focando principalmente o constante uso do álcool em gel 70% e o uso de máscara, particularmente durante as viagens intermunicipais.
Após a confirmação da segunda morte e do aumento de contaminações, a Prefeitura Municipal publicou decreto reforçando ainda mais as regras de distanciamento social na cidade. O documento estabelece medidas que regulamentam o funcionamento de bares, lanchonetes e restaurantes, além de orientar as atividades em igrejas e templos religiosos. De acordo com Washington Gravina, a medida foi tomada para evitar a ocorrência de aglomerações públicas que possam contribuir para aumentar ainda mais o número de casos. Vasiquinho explicou que a determinação foi necessária por que ainda há quem insista em desrespeitar as normas vigentes.
Colaboração
Por fim, o prefeito pediu a colaboração da população para que Carandaí possa avançar futuramente na flexibilização do isolamento social: “Nosso trabalho consiste principalmente na conscientização das pessoas. Não adianta o Município fazer a limpeza das ruas, incentivar o distanciamento social e até reforçar a fiscalização se a população não fizer a sua parte. Fizemos o decreto de uso obrigatório de máscara e estamos seguindo rigorosamente a liberação do comércio para os estabelecimentos da onda branca. Mas, se cada um não fizer a sua parte, o serviço que a Secretaria de Saúde vem fazendo, para melhor qualidade de vida e prevenção ao novo coronavírus, será em vão. Por isso as pessoas que estão descumprindo as normas serão multadas e processadas por descumprirem a ordem e colocar as vidas das outras pessoas em risco”.
Leia também: Morre segunda vítima de Covid-19 em Carandaí.
