O Dia dos Namorados, comemorado nesta sexta-feira (12/06), poderá até ser diferente, mas não deixará de ser romântico. Assim como os comerciantes, os apaixonados terão que se adaptar à nova realidade imposta pela pandemia do novo coronavírus. No ano passado, o Dia dos Namorados movimentou mais de dois bilhões de reais em todo o país. Os lojistas focam neste ano principalmente no comércio eletrônico.
Neste momento, Conselheiro Lafaiete está na onda branca do programa “Minas Consciente”, que orienta a retomada da atividade econômica no estado. Embora com o funcionamento do varejo ainda restrito, existem opções para quem quiser presentear a quem ama. Foi o que lembrou o presidente do Sindcomércio, Bento Oliveira: “Infelizmente, grande parte do comércio de Lafaiete, representado especialmente pelas lojas de vestuário, está fechada em razão de medidas de combate à Covid-19. O sindicato tem batalhado para que, especialmente, as lojas da onda amarela possam funcionar. Entendemos haver condições para que, tomados os devidos cuidados, estes estabelecimentos reabram, pois o longo tempo em que estão fechados está criando problemas e vai gerar mais transtornos. Hoje, porém, gostaria, em nome da diretoria da entidade, de pedir à população que dê preferência ao comércio local. Algumas lojas de presentes estão funcionando e é possível fazer compras utilizando outros meios, como o telefone e o Whatsapp”.
Bento citou o catálogo, recentemente lançado pelo Sindcomércio nos formatos físico e digital, listando diversas lojas que aderiram ao atendimento à distância e se dispõem, inclusive, a levar o presente à casa do cliente; ele disse que mesmo algumas lojas não listadas prestam o mesmo serviço e não é difícil encontra-las: “É muito importante que a população da cidade, entendendo a dificuldade que todos estamos atravessando, contribua para manter a estabilidade da economia local. A gente sabe que, nesta data, os namorados aguardam com ansiedade o seu presente e nada é mais justo do que aproveitar a oportunidade e dar preferência ao comércio de Lafaiete, dirigindo-se com todas as precauções às lojas autorizadas a se manter abertas ou utilizando os canais de comunicação que foram criados por aquelas onde ainda não é possível o atendimento presencial”, conclamou o presidente do Sindicato do Comércio de Lafaiete.
O Sindcomércio fez uma longa lista onde o consumidor pode encontrar os nomes dos estabelecimentos, telefones e números de WhatsApp. Quem desejar pode solicitar a lista pelo WhatsApp 31-99552-4241.
Leia também: Divulgada lista de empresas com venda on line em Lafaiete
