A Secretaria Municipal de Saúde está aplicando testes rápidos em todos os profissionais da saúde, que trabalham em serviços públicos, e de segurança em Congonhas. Esse grupo atua na linha de frente contra o coronavírus. Já foram realizados mais de 800 exames. Ao todo, Congonhas tem 22 casos positivos de Covid-19
Os testes estão sendo aplicados em profissionais que atuam nos serviços de saúde pública do Município, entre eles UPA 24h, unidades básicas de saúde (UBS) e clínicas, além do Hospital Bom Jesus.
Os exames também estão sendo realizados na Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e em agentes penitenciários. Os testes também são aplicados em pacientes que se enquadram nos critérios determinados pelo Ministério da Saúde. É o caso de idosos com mais de 60 anos.No momento, Congonhas possui, aproximadamente, 6 mil testes disponíveis. O número corresponde a aquisições feitas pelo Governo Municipal, repasses do Ministério da Saúde e doações feitas pela Vale. O Município está trabalhando para adquirir mais kits do exame.
A aplicação dos testes rápidos não modifica os critérios de aplicação do exame RT-PCR (sigla em inglês para Transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase) em pacientes suspeitos de Covid-19. A coleta o exame é feita no próprio município. A análise do material é realizada na Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte.
