Senhor prefeito Mário Marcus, escrevemos esta carta em nome dos integrantes do Direita Minas de Conselheiro Lafaiete a respeito da retomada das atividades do comércio em nossa cidade, com relaxamento da quarentena.
Como é de conhecimento de todos a cidade de Lafaiete tem sua economia baseada no comércio, diferente das demais cidades da região que possuem sua principal fonte de renda nas mineradoras e siderurgia. Conforme já noticiado pelo jornal Correio de Minas, a estimativa de empregos diretos perdidos está na casa de 3.000 postos registrados. Somam-se a estes os autônomos, os informais e outros trabalhadores que movimentam a economia da cidade, além de professores, pedreiros, cabeleireiros, advogados e vários outros profissionais liberais que já relatam dificuldades financeiras e a possibilidade de encerrarem definitivamente suas atividades.
Temos total ciência do risco do Covid-19 e principalmente da deficiência da saúde municipal, devido à falta de investimento no setor, porém precisamos estar atentos também ao risco de um colapso no funcionamento do município com a queda da arrecadação de impostos e falta de recursos para a manutenção de serviços básicos para os lafaietense e vizinhos que dependem do município. Vale ressaltar também que esse isolamento horizontal, com fechamento total dos estabelecimentos, poderá gerar um efeito bem pior ao município, com o aumento da violência, problemas psicológicos, atritos familiares, problemas de saúde, e outros males caudados pelo clima de incerteza que estamos vivendo com essa quarentena sem prazo para terminar, que pode levar a extinção de várias empresas prejudicando bastante a recuperação do município após a pandemia.
Sendo assim, gostaríamos de sugerir que fossem avaliadas e adotadas formas de relaxamento das medidas de contenção e retorno seguro das atividades. Acreditamos ser possível que outras empresas possam retomar suas atividades adotando medidas de afastamento social, como fizeram as farmácias e supermercados, com distanciamento entre clientes/clientes e clientes/funcionários, uso de máscaras, disponibilidade de álcool gel e locais para higienização das mãos, bem como limpeza de produtos e embalagens. Tais medidas estão sendo adotadas por outras cidades mineiras, e são apoiadas também pelo governo do Estado, que já estuda formas de promover esse relaxamento da quarentena.
Entendemos que o senhor encontra-se em uma posição delicada, onde precisa tomar uma decisão racional em meio a várias pessoas agindo de forma emocional, mas estamos certos de que conseguirá encontrar um meio termo para que possamos retomar as atividades comerciais de forma segura e saudável para a população lafaietense.
Contamos com sua compreensão e nos colocamos à disposição para ajudar no que for necessário neste período de crise na saúde e principalmente na retomada da normalidade.
Atenciosamente.
Edeilson Oliveira e Saymon Dutra
Direita Minas de Conselheiro Lafaiete.
