Enquanto lutam para reabrir as portas, empresas do comércio de Lafaiete buscam alternativas para tirar o faturamento do zero. Em matéria enviada a imprensa, o presidente do Sindcomércio afirma que buscando auxiliar nessas duas frentes, o Sindicato do Comércio Varejista tem dedicado esforços tanto para que ocorra, o quanto antes, a reabertura dos estabelecimentos fechados, juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Associação Comercial Industrial Agropecuária e Serviços (ACIAS), quanto para auxiliar as empresas enquanto estão fechadas.
Foi divulgada a primeira lista de empresas que estão fazendo vendas remotas, oriunda da pesquisa feita pelo Sindcomércio, organizada por segmentos, com telefone fixo e número de WhatsApp.
A pesquisa continua recebendo respostas em https://bit.ly/34vnIuY, e a lista será reemitida periodicamente, com os dados das novas empresas inseridas. A diretoria da entidade aprovou a impressão e distribuição de 10000 (dez mil) folhetos com a lista das empresas, caso a mesma alcance até o dia 22/04, ao menos 200 (duzentas empresas).
A entidade entende que essa é uma medida apenas paliativa, que pode até se tornar um diferencial competitivo para essas empresas no futuro, mas nesse momento é apenas uma forma de tirar o faturamento do zero, importante para manter a esperança de reativar o negócio assim que for possível, mas insuficiente para dar sobrevida às empresas se a proibição de reabrir continuar se estendendo.
Segundo presidente Bento Oliveira, para o Sindcomércio, é necessário que ocorra a reabertura das empresas, ainda que gradual, o quanto antes e a diretoria da entidade acredita que isso é possível com a ampliação de medidas restritivas, tendo algumas dessas, sugeridas pelas entidades, já sido implementadas, como por exemplo a obrigatoriedade das máscaras.
Enquanto permanece na luta pela reabertura do comércio, a entidade orienta os empresários da cidade a se valerem de todos os possíveis benefícios do governo e a utilizarem as possibilidades das regras trabalhistas e a negociação com fornecedores sempre que possível, visando a manutenção do caixa da empresa, para o pós- pandemia.
Confira a lista de empresas que estão com atendimento ao line para vendas