Depois que o Site de Notícias Fato Real reproduziu declarações feitas por Geraldo Lafayette (PP) na tribuna da Câmara e diante da repercussão da matéria, o vereador voltou ao assunto fazendo novamente uso da “Palavra Franca” em sessão ordinária ocorrida na manhã desta quinta-feira (16/04). Mesmo declarando não ter lido a reportagem, o vereador afirmou que é papel da imprensa ir em busca da notícia e publicá-la como quiser: “Quando falo aqui não estou falando escondido de ninguém. Só que isso gerou uma insatisfação na secretária de Saúde, que me procurou perguntando o porquê dos meus questionamentos e de isso ter saído na imprensa. Mas ela foi uma das quais procurei nas redes sociais e de quem não obtive resposta. Novamente, lhe expliquei a razão de meus questionamentos e novamente ela me omitiu dizendo que a Superintendência não permite o repasse de tais informações”, explicou Geraldo.
No novo pronunciamento, o vereador (que, até o início deste ano, integrava o primeiro escalão da administração municipal como secretário de Cultura ) argumentou que questionar não significa se opor ao trabalho capitaneado pela secretária de Saúde, Rita de Kássia Silva Melo, cuja equipe ele recordou ter elogiado por estar se desdobrando para que a cidade tente se preparar para enfrentar a pandemia de Covid-19. Contudo, frisou que não poderia estar com dúvidas e deixar de expô-las.
Geraldo Lafayette acrescentou que, como ele, a vereadora Carla Sássi (PSDB) vem buscando informações até junto à Secretaria Estadual de Saúde, mas também sem respostas. Diante da falta de informações, Geraldo Lafayette reafirmou a disposição de deixar de divulgar os boletins locais sobre o novo coronavírus em suas redes sociais.
Nota da redação: O site de notícias Fato Real ao longo de mais de 10 anos faz a cobertura jornalística das reuniões da Câmara Municipal de Lafaiete, sempre publicando assuntos de relevância discutidos pelos vereadores. Centenas de reportagens já foram feitas com base nas reuniões que são públicas e transmitidas via canal do youtube da câmara. No Fato Real são reportados assuntos ditos pelos vereadores sejam em discussão e votações de projetos, ou no uso da ‘Palavra Franca”, que é o momento em que os vereadores na tribuna se manifestam sobre assuntos diversos. Nestes mais de 10 anos de cobertura jornalística é a primeira vez que ouvimos falar sobre questionamentos de reprodução de manifestação pública de uma autoridade no uso de suas atribuições.
Clique no link abaixo e ouça a declaração do vereador, que pode ser encontrada na íntegra na transmissão da câmara no youtube.