Desde esta quarta-feira (15/04), o Centro Judiciário de Solução de Conflitos de /conselheiro Lafaiete está aberto para atender aos cidadãos que precisem de ajuda para fazer o cadastro e se habilitar ao recebimento do auxílio emergencial oferecido pelo Governo Federal. A informação foi confirmada por Wander Luis Gonçalves, um dos responsáveis pelo novo atendimento, que é voluntário e gratuito.
Segundo ele, os interessados serão organizados em fila do lado de fora com o auxílio dos seguranças do fórum, respeitando-se rigorosamente o distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas. O atendimento será feito a uma pessoa por vez e, ao entrar no prédio, ela encontrará o funcionário do fórum usando máscara e luvas, respeitando integralmente as recomendações das autoridades de saúde.

Wander Luis explicou que um dos objetivos da iniciativa é reduzir as longas filas que têm se formado diante da única agência da Caixa em Lafaiete, que provocam a formação de aglomerações populares e criam o ambiente propício à disseminação do novo coronavírus. O coordenador salientou que, como Poder da República, o Judiciário deve ser o primeiro a dar à população o exemplo de que não pode haver aglomeração; por isso, salientou que o Centro Judiciário de Solução de Conflitos ajudará exclusivamente no preenchimento do cadastro para o auxílio emergencial e não atuará no pagamento do benefício nem na regularização de CPFs, que são outros serviços oferecidos pela Caixa Econômica Federal.
Para efetuar o cadastro, o interessado precisa levar carteira de identidade, informação da renda total da família,, o próprio CPF e também os documentos dos demais moradores da residência.Também é necessário um aparelho celular para recebimento da mensagem de SMS de código de confirmação e dados da conta bancária da Caixa Econômica Federal (se tiver).
O atendimento é inteiramente gratuito e será de segunda a sexta-feira no período das 12h às 18h. nas dependências do fórum, que fica na rua Melvin Jones 435, no bairro Campo Alegre.