Tradicionalmente desta Sexta-Feira da Paixão até o Domingo de Páscoa, os católicos mantêm tradição de uma, participação mais intensa nos rituais da Igreja Católica
Este ano, porém, as celebrações estão completamente diferentes, embora com as mesmas demonstrações de fé e amor a Deus. Cada uma das paróquias da Arquidiocese de Mariana faz as celebrações sem a participação do povo para evitar o risco de contaminação pela COVID-19.
Como explica o padre Paulo Edson Moreira, da paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, em Lafaiete, apesar de as celebrações não poderem acontecer ao ar livre e com a participação do público, as cerimônias não perderão a beleza, nem o significado: “Sabemos que, em Cristo, a morte se torna derrotada pela vida e na ressurreição de Jesus, reside a razão da esperança que anima os cristãos”.

Em Conselheiro Lafaiete as tradicionais encenações bíblicas como as belíssimas e emocionantes que ocorrem no adro da igreja e pelas ruas do bairro São Sebastião e na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, não vão ocorrer. Os atos externos estão cancelados para evitar aglomeração de pessoas e evitar a contaminação pelo coronavírus.
Católicos estão convidados a acompanhar as celebrações por redes sociais, principalmente pelo Facebook das igrejas.
Logo mais às 15h, haverá a Solene Ação Litúrgica direto da Basílica do Sagrado Coração de Jesus.
A Rádio Carijós (92,3 FM) vai transmitir à partir de 15h a Solene Ação Litúrgica com Adoração da Cruz e Síntese-Reflexão sobre as Sete Palavas, direto da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes.
Da Paróquia de São Judas Tadeu as transmissões serão:
14h- Sermão das Sete Palavras.
15h- Solene Ação Litúrgica.
19h- Meditação da Via Sacra e “Sermão da Paixão do Senhor”.
Já às 19h, haverá a transmissão da Via Sacra com a traição,prisão e condenação de Jesus e do Sermão da Paixão do Senhor direto do Santuário de São Judas Tadeu.