O isolamento social vem dando resultados positivos e é um forte aliado de Conselheiro Lafaiete no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. A avaliação foi feita pelo prefeito Mário Marcus na manhã desta quinta-feira (09/04), durante entrevista ao “Jornal Falado Carijós” em que atualizou informações sobre as providências que o município continua tomando diante da perspectiva de registros na cidade de casos confirmados da covid-19:”Acompanhamos atentamente a evolução do quadro de suspeitos e ainda não temos, em Lafaiete e na região, nenhum caso confirmado. Acreditamos que as medidas de isolamento estão contribuindo para que isso aconteça e seguimos o posicionamento do estado, que recomenda a continuidade da quarentena até que possamos, nos próximos dias, ter um quadro melhor definido da pandemia”.

Mário Marcus afirmou que o isolamento social propicia maior tranquilidade à administração municipal para reestruturar a rede de saúde a fim de cuidar de possíveis pacientes da COVID-19. O hospital São Camilo já foi desocupado para receber as adaptações de campanha e deve começar em breve a receber os equipamentos necessários. O prefeito Mário Marcus afirmou ter ouvido do comandante da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Giovanne Gomes da Silva, a notícia de que o hospital de campanha que vem sendo montado em Lafaiete é modelo para o restante do estado e deverá ser um dos primeiros hospitais de MG a contar com aparelhamento específico, inclusive com a disponibilização de respiradores que estão sendo reciclados.
Comércio

Nesta quarta-feira (8) o comitê de enfrentamento à COVID-19 em Lafaiete voltou a se reunir e o principal assunto em pauta foi o aumento da pressão pela flexibilização das medidas que impedem o varejo de reabrir as portas na cidade. Mesmo reconhecendo as dificuldades econômicas que a medida vem causando, o prefeito afirmou que a prudência aconselha o fechamento do comércio por mais alguns dias como forma de minimizar, o quanto possível, a esperada onda de contaminações: “Foi abordada claramente a situação da saúde e os riscos que todos nós ainda corremos. Entendemos que o isolamento precisa se manter por mais alguns dias, mas a prefeitura permanece aberta ao diálogo. Tanto, que decidimos pela inclusão dos representantes das três entidades comerciais de Lafaiete no comitê de enfrentamento para que também possam participar das deliberações com direito a voto. Compreendemos a situação por que passa o comércio e o anseio pela reabertura também é nosso, mas o momento exige responsabilidade e um pouco mais de sacrifício”, afirmou o prefeito.
Poucos leitos
Mário Marcus confirmou que, no momento, Lafaiete tem apenas 10 leitos de CTI operados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que são para atender a toda a região e para todos doenças e não só casos de covid-19. Os respiradores artificiais não passam de 17.
Segundo o prefeito Mário Marcus,foi feita solicitação para que o reforço à aparelhagem médica em negociação com o governo do estado contemple a entrega de respiradores também ao hospital São Vicente, especializado no atendimento infantil.