Em meio à neurose que aflige a todos nós, devido à pandemia causada pelo Corona Vírus, noite passada sonhei que um bafafá acontecia próximo à minha casa. Sabendo que aglomerações andam proibidas, devido ao isolamento social, levantei-me da cama, abri a porta e fui verificar o que estava acontecendo.
Qual não foi minha surpresa, em ver que o fato envolvia um acerto de contas entre alguns mosquitos e o tal Corona Vírus, movido por disputas de interesses e territórios.
A princípio, o que parecia ser uma reunião formal, entre um vírus e vários mosquitos, acabou se transformando numa verdadeira lavagem de roupa suja. Era notório, que a mosquitada estava enciumada, devido à repercussão que o Corona Vírus vem tendo na imprensa brasileira e até mundial.
Sem perder tempo, peguei meu celular e mantendo a distância recomendada, comecei a gravar a conversa, pois teria um furo de matéria, que nenhum veículo de comunicação tinha conseguido, até então.
Por sorte, a contenda estava começando e pude acompanhar todo o desenrolar do arranca rabo. Deu pra ver um Corona acuado, diante de tantos mosquitos, que elegeram um interlocutor para aparar as arestas com o temido vírus, cujo diálogo assim seguiu:
_ Olha, Corona, acho melhor você reunir a sua turma e irem embora do Brasil, pois o país parece grande, mas para acomodar vocês e nós, é muito pequeno, não dá!
_ Que isso, Mosquitão, vocês estão precipitados nas suas conclusões, por quê?
_ Simples explicar, Corona! Vocês saem lá da China, avançam pelo mundo afora, levando o caos por onde passam e agora querem ser dominantes no Brasil também. Aqui não, é tudo nosso!
_ Caramba, Mosquitão, em nenhum país nós tivemos este tipo de problema, movido pelo ciúme.
_ Não é ciúme, Corona, é incompatibilidade de estratégias e espaço territorial, entendeu?
_ Não, não entendi, Mosquitão!
_ É fácil explicar, Corona. Você fechou até o comércio. Com todas as lojas fechadas, os mosquitos têm ‘’Atacado’’ menos, sem falar que ainda sacaneou a Mosca ‘’Varejeira’’.
_ Que isso, Mosquitão, calma lá, pelo que sei, as farmácias estão abertas, tem muita coisa essencial funcionando. Não é bem assim, como você está falando.
_ Como não, Corona, você mudou a vida de todo mundo. Quem antes tossia para disfarçar um peido, agora está peidando para disfarçar a tosse. Se manca, ou melhor, se manda daqui, o país é nosso, entendeu? Com você aqui, será o ‘’fim da picada’’ para nós.
_ Calma aí, Mosquitão. Por favor, entenda que nós temos algumas diferenças, mas se você buscar a sua árvore genealógica, vai ver que temos um parentesco, pois eu sou um vírus e você também tem a origem viral. Você transmite um ARBOVÍRUS, entendeu, Mosquitão?
_ O que você quer dizer com isso, Corona? Que podemos ser parceiros, sócios?
_ Não, Mosquitão, eu não faço sociedade. Para mim, esta sociedade não dará certo, pois, enquanto eu trabalho, você fica ‘’chupando sangue’’, entendeu Mosquitão?
_ Entendi sim, Corona, então faça o seguinte: sai vazado, pois o Brasil é nosso! Você vai acabar com a economia e gerar desempregos no país.
_ Olha aqui, Mosquitão, você fala como se também não obrigasse o país a gastar fortunas no seu combate.
_ Pode até ser verdade, Corona, mas eu também movimento a economia, gerando empregos. Olha quantas pessoas trabalham no país como Agente de Endemias, tudo isso por minha causa.
_ Ah, Mosquitão, deixa de demagogia. Você é tão covarde, que transmite três doenças: Dengue, Zica e Chicungunya.
_ Escuta o que vou dizer, Corona. Nós fizemos uma reunião com representantes de todos os mosquitos. Tinha mosquito dos Anopheles, Flebótomos, Aedes, Culex, Haemagogus, Sabethes, etc.
_ Ah, é, Mosquitão, o que rolou nessa reunião tão importante?
_ Olha, Corona, cada um deu a sua opinião e detalhou como a sua presença, por aqui, está afetando as metas de contaminação traçadas por nós. Os Haemagogus e os Sabethes, que habitam as árvores e áreas rurais, picando macacos, disserem que precisamos tomar medidas urgentes, sem demora, ou seja, precisamos agir ‘’Gorilinha’’ mesmo. Eles queriam aproveitar esta onda de patriotismo dos eleitores do atual presidente, para consolidar a ‘’Febre Amarela’’, no país, mas você chegou e atrapalhou os planos deles.
_ Sabe, Mosquitão, a opinião deles para mim é irrelevante, não me afeta em nada.
_ Por sua culpa, nem vai ter Semana Santa, Corona!
_ Que nada, Mosquitão, pode ter sim. Só tomar cuidado. Ao invés do ‘’Lava-Pés’’, melhor o ‘’Lava Mãos’’, como prevenção!
_ Pois é, Corona, mas você está atrapalhando o nosso negócio. Com tanta gente presa dentro de casa, por sua culpa, elas ficam inventando o que fazer. Daí vão limpar quintais, acabando com nossos criatórios. Tem gente ‘’presa’’ em casa, passando trote pra detendo de presídio ou montando árvore de Natal em pleno mês de março. Tem ladrão nas ruas, assaltando as pessoas na base do espirro, já pensou? É muita falta do que fazer, por sua culpa, Corona!
_ Olha aqui, Mosquitão. Acho que vocês estão com ciúmes de mim, pois tenho uma capacidade de reprodução melhor, enquanto os homens perseguem vocês, acabando com seus criatórios.
_ Não vou negar que isso acontece sim, Corona, mas também temos uma tática de sobrevivência que é infalível. Enquanto destroem um criatório num canto, no outro canto, a Muriçoca, soca, soca, soca e assim vão nascendo novos mosquitos, entendeu?
_ Que isso, Mosquitão, fica esperto, o país é grande, tem lugar e gente para todos nós. Veja bem, eu mantenho as pessoas dentro de casa, enquanto vocês atacam. Isso é uma parceria, não sociedade, entendeu?
_ Pode até ser verdade, Corona, mas já tem igreja cancelando culto de cura de doenças, por causa da sua doença! Você quer ocupar tudo, de maneira invisível, a espera da próxima vítima.
_ Mas isto é uma característica própria e não tem como mudar a minha natureza, Mosquitão. Eu pego mais as pessoas fora de casa, enquanto você pega em casa, é simples!
_ Então, Corona, você pode estar em qualquer lugar, em qualquer mercadoria. Se a pessoa vai ao varejão e coloca um ‘’Mamão’’, numa mercadoria infectada, é ‘’Batata’’. Sai de lá, ‘’Jaca’’rregando você e vai dar o maior ‘’Pepino’’ pra ela, pois você está na espreita para pegar ‘’Uva’’cilão que descuidou da prevenção. Isso pode acontecer com ‘’Umbu’’cado de gente.
_Que bobagem, Mosquitão, isto é intriga da oposição. Siga o seu presidente e cada um na sua.
_ A economia parou por sua culpa, Corona. Ontem, no jornal, o dono da revenda de automóveis disse que não está vendendo nada. Nem ‘’Sedã’’no desconto de ‘’Mille’’ reais, a gente vende e isso me ‘’Ford’’, pois acabo tomando um ‘’Picasso’’. Minha dívida já ‘’Doblô’’ e por falta de dinheiro, já vendi até o ‘’Furgão’’ a gás e estou cozinhando no ‘’Furgão’’ a lenha. A situação está preta e não tenho nem ‘’Idea’’ do que fazer, pois jamais esperava ‘’Passat’’ por esta situação. Estou rezando para isso acabar ‘’Logus’’ e faço o sinal da ‘’Cruze’’ toda hora. Sem falar na angústia do meu filho, que teve a ‘’Fiesta’’ de aniversário cancelada, agora vive chorando. Antes eu só via o meu ‘’Fiorino’’. Para mim, o inimigo é invisível e nem sei para onde ‘’Courier’’. Ele disse, ainda, que o governo precisa ‘’Agille’’ rápido, ‘’Parati’’rar o povo dessa situação e salvar a economia. O ministro ‘’Onix’’ Lorenzoni prometeu isso em entrevista, mas ele está ‘’Coupé’’ atrás, sem ter a certeza se isso vai resolver.
_ Nossa, Mosquitão, quanta bobagem ele falou. Fala com ele pra seguir o presidente, pois eu só causo uma gripezinha. Como ele trabalha com veículos, não deve se preocupar ‘’Xsara’’ rápido.
_ Deixe de falar besteiras, Corona, você está arruinando todo mundo! Eu nunca vi um produto da China durar tanto tempo, como você!
_ Que isso, Mosquitão, você está supervalorizando e fazendo terrorismo. Vocês também picam a qualquer hora, em qualquer lugar e matam também. É só usar álcool em gel!
_ Mas você, Corona, está pondo a população em risco. Causando neuras em todo mundo. Álcool em gel sumiu das prateleiras, pois até gente que nunca usou desodorante, passou a usar álcool em gel, com medo de você.
_ Para com isso, Mosquitão, não exagere. Por exemplo, na pastelaria eu só pego que dá bobeira e fica igual ‘’pastel’’.
_ Exagero nada, Corona. Ontem, fiquei sabendo que teve um tumulto num supermercado por sua causa.
_ Que tumulto, Mosquitão? Não fale bobagens!
_ Tumulto sim, Corona. Disseram que um garoto passava com a mãe em frente à gôndola de cervejas e de repente gritou: Olha, mãe, aqui tem Corona. Daí foi aquele corre-corre de gente dentro do supermercado.
_ Mas não era por minha causa, Mosquitão. Eu não tenho culpa se existe cerveja chamada Corona!
_ Eu sei disso, Corona, mas isto é culpa da neurose que você está criando na população. Tem muita gente andando de máscaras pelas ruas e isto afeta o nosso negócio, pois diz o ditado que ‘’em boca fechada não entra mosquito’’.
_ Olha, Mosquitão, esse povo está exagerando, não é bem assim! Eu não vou negar que fico por aí, a espera de alguém descuidado. Por exemplo, uma pessoa está fazendo compras: se ela pega um guaraná, nem percebe que eu ‘’Tai’’; se vai pegar um desodorante eu ‘’Avanço’’, se vai pegar uma caixa de leite, adeus ‘’Longa Vida’’, se pega um sorvete, eu falo ai ‘’kibom’’; se vai pegar uma farinha de trigo ‘’Boa Sorte’’. Ou seja, estou onde vocês não estão, portanto, não atrapalho ninguém, Mosquitão!
_ Como não, Corona? Ninguém está podendo nem cumprimentar aos outros com um aperto de mão, por sua culpa.
_ Bobagem isso, Mosquitão, pode sim, você não viu o presidente fazendo isso pelas ruas? Mas se não quiser, pode dar um toque com os cotovelos.
_ Pior ainda, Corona, tem muita gente falando pelos cotovelos e isso é um complicador a mais. Por falar em presidente, Corona, a oposição está te chamando de vírus seletivo, pois você ataca vários membros de uma comitiva presidencial e deixa o presidente de fora do ataque.
_ Olha aqui, Mosquitão, eu ataco quem fica de bobeira e não se protege corretamente. Se não ataquei o homem foi por falta de oportunidade. Você tem que considerar também, que a minha missão aqui é contaminar as pessoas e não ser contaminado por alguém entendeu?
_ Sim, Corona, você já paralisou campeonatos de futebol, cancelou torneios de tênis, de vôlei, adiou as Olimpíadas, vê se manca e vaza daqui do Brasil
_ Espera lá, Mosquitão, não existia momento mais oportuno para as Olimpíadas que este, pois o número de infectados dá ‘’Saltos em Altura’’ a cada dia, todo mundo ‘’Correndo’’ de mim, o governo falando que a‘’Judô’’ o povo; tirando onda de verdadeiro ‘’BadMito’’ e ainda tem gente rezando, acendendo ‘’Vela’’, o que poderia ser de grande valia, ajudando a bater novos recordes olímpicos.
_ Olha, Corona, até os noticiários só falam de você, seja na televisão, no rádio ou na internet também.
_ Ah, Mosquitão, deixa de ciúmes, tem lugar para todos nós neste país! Olha, diga para o povo não se preocupar comigo, pois eu não mato ninguém, quem mata é a morte. Se alguém está perdendo a vida, é culpa dela, não minha!
_ Olha Corona, para finalizar já lançamos uma campanha, para nesta época de crise, as pessoas valorizarem o produto nacional, em detrimento dos produtos importados, cujo título é: ‘’Não pegue COVID-19, pegue Dengue e Febre Amarela. Valorize o produto nacional!’’
_ Não adianta essa campanha, Mosquitão. Se a H1N1 terminou empatada, eu cheguei para ganhar! Em tempo, avise ao povo que ‘’lavar as mãos’ é a melhor prevenção, mas é preciso também continuar tomando banho…
Por Ricardo da Rocha Vieira
Ambientalista