O município de Carandaí é um dos vários da região que agilizaram a adoção de medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Conforme o prefeito Washington Gravina, conhecido como Vasiquinho, se administrar a crise não tem sido fácil para as cidades com mais recursos, para os pequenos municípios a dificuldade é ainda maior. Mesmo assim, Carandaí vem tomando atitudes pontuais para proteger a saúde e a vida dos cidadãos.
Seguindo as decisões tomadas em âmbitos estadual e nacional, a prefeitura decretou situação de emergência e adotou todas as precauções para garantir a prestação dos serviços públicos. Seguindo os protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde, o comércio está fechado e apenas os serviços considerados essenciais continuam em funcionamento. Para gerir a série de ações excepcionais relacionadas à pandemia, Vasiquinho nomeou um comitê extraordinário encarregado de deliberar sobre todos os assuntos ligados ao novo coronavírus. De acordo com o prefeito, o encaminhamento dos casos suspeitos segue rigorosamente as diretrizes determinadas pelo Ministério da Saúde.
Outra ação importante anunciada por Vasiquinho foi a suspensão da cobrança de taxas e impostos municipais em solidariedade aos contribuintes e empreendedores de Carandaí, que também sofrem os efeitos das restrições à atividade econômica enquanto perdurar a pandemia.
Testes mais rápidos
Diante da demora na divulgação dos testes para confirmação ou descarte de casos suspeitos, o prefeito de Carandaí encontrou uma alternativa. Washington Gravina decidiu não mais enviar as amostras para a Fundação Ezequiel Dias, considerada referência no estado, mas confiá-los a um laboratório particular contratado pelo Município, que se comprometeu a entregar os resultados em tempo mais curto.
Até esta quinta-feira 02/04 Carandaí havia contabilizado 22 notificações de casos suspeito de Cobid-19, sendo 01 descartado e 21 seguem em investigação.