
Em Congonhas estão suspensas as visitas domiciliares dos agendes de endemias. O combate ao Aedes aegypti não pode parar! Mas, diante do grande perigo do coronavírus, mais do que nunca cada um deve fazer a sua parte, para que possam ser suspensas as visitas dos agentes.
Cada morador deve fazer a sua parte para evitar a proliferação do mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika. Para isso, basta eliminar objetos que possam acumular água, manter as caixas d’água vedadas, limpar as calhas, deixar garrafas viradas com a boca para baixo, manter limpos os bebedouros dos animais, não deixar água parada em pneus, entre outras medidas.
Essa ação de conscientização e mobilização é ainda mais importante durante este período de isolamento. Para evitar o contágio do coronavírus e preservar a saúde da população e dos profissionais da saúde, as visitas domiciliares dos agentes de combate às endemias estão suspensas por enquanto.
Os setores de Vigilância Ambiental e Zoonoses mantêm plantão pelos respectivos telefones: 3732-2249 e 3732-1220.
Lafaiete
Em Lafaiete há também um clamor de moradores e dos próprios agentes de endemias, mais conhecidos como agentes da dengue, pela suspensão das visitas. O Fato Real questionou a Secretaria Municipal de Saúde e teve informação de que ontem haveria uma reunião para analisar a situação. A preocupação é que a suspensão das visitas possa levar a um futuro aumento de casos de dengue.
Por outro lado, lafaietenses demonstram preocupação em estar entrando em suas residências pessoas que circulam por todo o município e entrando em diversas casas, num moimento de pedido de isolamento.
Até o momento a imprensa não foi informada sobre a decisão tomada.