Simultaneamente ao anúncio de que os estabelecimentos comerciais de Conselheiro Lafaiete ficarão de portas fechadas como prevenção ao avanço da COVID-19, duas outras cidades da região acabam de se posicionar no mesmo sentido.
A prefeitura de Ouro Branco divulgou comunicado oficial informando que, como parte das medidas recém-adotadas de prevenção ao novo coronavírus, ficam suspensos a partir deste sábado (21/03) os alvarás de funcionamento do comércio local. A exceção se aplica aos supermercados, farmácias, laboratórios, clínicas médicas, postos de combustíveis, verdurões, açougues e padarias.
Em Congonhas, o fechamento dos estabelecimentos comerciais foi anunciado pelo prefeito Zelinho através de live transmitida ao vivo pelo Facebook. Lá também serão permitidos os funcionamentos de serviços essenciais. Clique aqui e veja o decreto na íntegra.
Em Conselheiro Lafaiete, o comércio não funciona já neste sábado e deve permanecer de portas baixadas até o próximo dia 31. Decreto assinado pelo prefeito Mário Marcus contém, em linhas gerais, as mesmas deliberações oficializadas pelos municípios de Ouro Branco e Congonhas. Clique aqui e veja o decreto na íntegra.
Ao adotar conjuntamente a suspensão das atividades dos estabelecimentos comerciais, os prefeitos dos três municípios vizinhos explicam que a unificação das medidas visa a proteger a população do risco de contrair o COVID-19. Se o comércio fechasse as portas em uma cidade e permanecesse em funcionamento em outras, poderia haver o trânsito de consumidores entre os municípios, o que favoreceria a circulação do vírus na região aumentando drasticamente o risco de contágio.