Assim como já havia ocorrido em Barbacena, a cidade de Congonhas também decretou Situação de Emergência em Saúde Pública no Município devido ao coronavírus.
O Decreto nº 6.931, foi publicado nesta segunda-feira 16/03 pelo prefeito José de Freitas Cordeiro que permitirá entre outras ações: realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, coletas de amostras clínicas, vacinação e outros tratamentos específicos.
O decreto determina ainda a suspensão de eventos públicos e privados até 31 de março de 2020.
As aulas das escolas municipais ficarão suspensas de 18 (quarta-feira) até 31 de março. Quanto aos estabelecimentos de ensino particular, o Governo Municipal também recomenda a paralisação das aulas, conforme legislação federal e estadual.
O serviço público de atendimento à população não será comprometido. No entanto, cada segmento administrativo poderá fazer regime de escala. Servidores com problemas respiratórios crônicos e com idade superior a 60 anos serão dispensados do ponto eletrônico e poderão desempenhar suas atividades, quando possível, em casa.
A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma linha telefônica para atendimento das pessoas que tenham sintomas de gripe, com febre acima de 38 graus e dores de garganta. O número é 3732-1919. Ao comunicar seu estado de saúde, o cidadão será diretamente atendido em sua residência pelos profissionais da SMS.
Até o momento, os números oficiais em Minas Gerais são:
Em Investigação: 297
Confirmados: 4
Descartados: 85
Total: 386
No último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde divulgado no sábado (14) Congonhas não tinha nenhum caso oficial de suspeita ou confirmação de contaminação por coronavírus. No entanto, segundo comunicado da prefeitura a cidade registra seis casos suspeitos, nenhum foi confirmado. Esses pacientes, assim como seus familiares, estão em isolamento domiciliar. Eles estão sendo monitorados, diariamente, por profissionais da saúde.