Após reunião realizada entre o prefeito Mário Marcus, secretários de Saúde e Educação, profissionais das áreas e uma comissão de vereadores das áreas de educação e saúde foi acordado que em decorrência da pandemia do novo coronavírus, declarar Situação de Emergência em Saúde Pública no Município por meio do decreto Nº 574 de 16 de março de 2020.
O documento dispõe sobre medidas para o enfrentamento da doença, entre elas suspensão das aulas da rede municipal de ensino e cancelamento de eventos públicos e privados.
Entre as decisões estão:
- As aulas das escolas municipais ficarão suspensas de 18 (quarta-feira) até 31 de março, período em que as creches municipais também não funcionarão. Quanto aos estabelecimentos de ensino particular, o Governo Municipal também recomenda a paralisação das aulas, conforme legislação federal e estadual;
- Os eventos públicos e privados ficam suspensos até a mesma data. Já os previstos para o mês de abril, as medidas serão tomadas em momento oportuno, após reuniões com autoridades públicas, padres, pastores e outros responsáveis;
- A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social deverá tomar imediata
providência suspendendo as atividades recreativas com os idosos, por se tratar de grupo de
risco. - A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou as seguintes linhas telefônicas para atendimento das pessoas que tenham sintomas de gripe, com febre acima de 38 graus e dores de garganta: 3769-2547 e 3763-9525 Ao comunicar seu estado de saúde, o cidadão será orientado e direcionado para os cuidados que forem necessários.
Casos suspeitos
Até o momento, Conselheiro Lafaiete registrou nove casos suspeitos, nenhum foi confirmado. Esses pacientes, assim como seus familiares, estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados, diariamente, por profissionais da saúde.
A Secretaria Municipal de saúde (SMS) criou uma comissão para o acompanhamento e enfrentamento imediato, adotando todas as medidas de prevenção e orientação repassada pela Organização Mundial de Saúde (OMS ) e Secretaria de estado de Saúde (SES). Segundo comunicado da prefeitura a SMS, vem acompanhando os casos e atualizações conforme protocolos internacionais.
A administração municipal afiram ainda que estará envolvendo todos os setores responsáveis e afins para proporcionar orientação e implementar todas as ações possíveis para enfrentamento do COVID-19 e atendimento a população.