
Apesar da crise interna enfrentada pela pasta com a dispensa de ocupantes de cargos importantes, o secretário da Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral Pereira, prestigiou a reunião de trabalho da AMALPA (Associação de Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba), realizada em Conselheiro Lafaiete na manhã desta sexta-feira (06/03).
O encontro, no histórico Solar do Barão de Suaçuí, tornou-se um fórum de discussão sobre saúde, com presenças de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários municipais de saúde e representantes dos conselhos estadual e municipal de saúde de Conselheiro Lafaiete e outras lideranças políticas e comunitárias da região.
O deputado estadual Glaycon Franco, a superintendente da Regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos e Ormesinda Barbosa Salgado, secretária executiva da Rede de Urgência e Emergência (CISRU) da Macrorregião Centro-Sul de Minas Gerais, também compareceram. A equipe responsável pelo SAMU na região apresentou um detalhado diagnóstico da saúde pública na região.
Hospital regional

A expectativa maior do dia girou mesmo em torno do hospital regional . O secretário Carlos Eduardo Amaral Pereira foi cobrado sobre a conclusão da obra. “O maior sonho da nossa região é a conclusão do hospital regional”, disse o deputado Glaycon Franco. Outros prefeitos fizeram coro com o deputado. Mário Marcus (Lafaiete) criticou a gestão anterior e reforçou confiança no Governo Zema para que a obra seja concluída.
O secretário Carlos Eduardo Amaral Pereira esclareceu que o chamamento de parcerias para retomada das obras dos hospitais em construção em Minas Gerais não deu o resultado que se esperava, e que o Estado partirá para novas alternativas que não têm prazo para ser implementadas: “Entre estas alternativas, existem os programas de compensação pelas tragédias humanitárias e ambientais de Brumadinho e Mariana; pode ser que consigamos inserir os hospitais nessas compensações. Isso seria muito importante e o hospital regional de Lafaiete poderia ser contemplado. Como nada está definido por enquanto, não queremos fazer promessas, mas acreditamos que não seja uma resolução que demande longo prazo para ser anunciada”, afirmou o secretário Carlos Eduardo Amaral Pereira.

Um momento delicado ocorreu na reunião e causou um mal- estar. Representantes dos conselhos estadual e municipal de Saúde de Conselheiro Lafaiete, Geraldo Heleno e Roberto Sant’Ana apesar de manifestarem interesse em falar quando foi aberto espaço para perguntas ao secretário, não tiveram oportunidade. Ambos têm larga experiência na área da saúde e serviço público, principalmente de Lafaiete e região. Por mais de uma vez Sant”Ana se manifestou, foi ignorado pelo cerimonial da reunião, enquanto o Secretário Executivo da Amalpa, Claudionei Nunes Nascimento, repetia ao microfone que a reunião da Amalpa é prioritária para os prefeitos. Logo em seguida o espaço foi aberto para outros convidados fora da esfera político-administrativa.
Ao término da reunião da AMALPA uma comitiva acompanhou Carlos Eduardo Amaral Pereira numa visita ao prédio inacabado do hospital regional de Lafaiete. O secretário encerrou a visita à Lafaiete deixando expectativa otimista entre os gestores.
Leia também: Governo quer ideias para concluir hospital regional.