
A reunião de março da AMALPA (Associação de Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba) acontece nesta sexta-feira (06) em Conselheiro Lafaiete.
Além dos prefeitos e outras lideranças regionais que se reúnem mensalmente, há previsão da presença do titular da Secretaria de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva. O convite ao secretário foi feito pelo deputado estadual Glaycon Franco (PV), que é o interlocutor dos prefeitos das regiões do Alto Paraopeba, Vale do Piranga e Vertentes junto ao Governo do Estado.
Esta seria uma oportunidade para que prefeitos e secretários municipais de Saúde apresentassem diretamente ao titular da pasta as demandas de seus municípios.
Crise
O secretário Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva enfrenta uma cobrança por medidas adequadas de combate ao coronavírus em Minas Gerais. O último informe epidemiológico divulgado foi divulgado na terça-feira (3/3). A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) informa que são 58 os casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus investigados no estado. Ao todo foram 64 notificações de suspeitas desde o início de janeiro. Até o momento, nenhum paciente teve diagnóstico de coronavírus Covid-19 no estado. Minas Gerais tem 18 cidades com casos suspeitos da doença, de acordo com o balanço da SES.
Já em Lafaiete ele não terá como escapar de questionamentos como a conclusão do hospital regional, o “Calcanhar de Aquiles” dos políticos locais, principalmente em ano eleitoral.
O secretário também enfrenta uma crise interna com pedido de exoneração em massa da SES; o que poderia inviabilizar sua visita para participar da reunião da AMALPA à partir das 9h desta sexta-feira, no Solar do Barão de Suaçuí, em Conselheiro Lafaiete.